• Febre Aftosa

Noticias

20/04/2017 10:20

ADAB realiza reunião técnica para Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa (1ª etapa de maio)

ADAB realiza reunião técnica para Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa (1ª etapa de maio)



A ADAB realiza reunião técnica na Coordenadoria de Juazeiro, visando orientar os servidores sobre as diretrizes para 1ª Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa de 2017, no Estado da Bahia (Programa Estadual de Erradicação e Controle da Febre Aftosa para a 1ª etapa de vacinação).

O coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa na Bahia, Antonio Maia, avalia como "de fundamental importância este tipo de reunião para harmonizar os procedimentos, tirar as dúvidas e motivar as equipes da ADAB, bem como traçar planejamento para campanha".

A 1ª etapa de vacinação contra febre aftosa irá iniciar no dia 1º e vai até 31 de maio, quando todos os bovinos e bubalinos deverão ser vacinados, independente da faixa etária de idade "de mamando a caducando".

O produtor deverá adquirir a vacina contra febre aftosa nas revendas de vacinas credenciadas pela ADAB; a dose a ser aplicada nos animais é de 5ml, independente do tamanho ou idade; deve ser aplicada via subcutânea na tábua do pescoço.

A meta da ADAB é vacinar 96% do rebanho, hoje em torno de 10,4 milhões de cabeças e atender até 90% dos produtores baianos. Importante é conscientizar o produtor da obrigatoriedade da vacinação de todos os animais e declarar a sua vacinação assim que realizar no prazo máximo de 15 dias, e não deixar para os últimos dias para realizar a vacinação.

Para o coordenador da Juazeiro, Raul Décio Gomes, que é responsável por 5 gerências técnicas e 22 escritórios de atendimento, "reunimos todos os nossos gerentes e técnicos para juntos com o coordenador do Programa discutirmos as diretrizes da campanha; nossa meta é superar a última campanha".

"Não podemos perder de vista, que embora a Bahia seja reconhecida como Livre de Febre Aftosa com Vacinação, o risco de reintrodução da doença em nosso território existe. E se isso acontecesse, os impactos para a economia e a sociedade baiana seriam incalculáveis. Daí a importância do produtor continuar mantendo o rigor com o controle sanitário de seu rebanho, notadamente vacinando os bovinos e bubalinos contra a Febre Aftosa", afirmou Rui Ferreira Leal, Diretor de Defesa Sanitária Animal da ADAB.

Outra novidade para o produtor, lançada na última campanha de vacinação em novembro, é que a declaração da vacinação poderá ser realizada via internet, através da sua senha de acesso pessoal, que poderá ser solicitado em qualquer uma das gerências técnicas da ADAB.




Wagner Machado
Assessoria de Comunicação
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
www.adab.ba.gov.br
Tel./Fax: (71) 3116-8461



Fonte: ASCOM/ADAB-BA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.