• São João da Bahia

Noticias

09/05/2017 11:10

ADAB encontra focos de ácaro-vermelho-das-palmeiras (Raoiella indica) no Litoral Norte da Bahia

ADAB encontra focos de ácaro-vermelho-das-palmeiras (Raoiella indica) no Litoral Norte da Bahia


A praga ácaro-vermelho-das-palmeiras (Raoiella indica) foi identificada pela primeira vez no estado da Bahia no final de outubro de 2016, através de levantamentos fitossanitários realizados pela equipe de técnicos da ADAB e pelo Coordenador do Projeto Fitossanitário do Coco, Antônio Bergemann Oliva. Foi encontrada, inicialmente, confinada em lojas de paisagismo e em um condomínio fechado nos municípios de Camaçari e Mata de São João, respectivamente, no Litoral Norte do estado da Bahia.

A praga é encontrada na parte inferior do folíolo das palmeiras e coqueiros, quando macerado exsuda um líquido vermelho, sendo possível assim afirmar que a praga é o ácaro-vermelho-das-palmeiras (Raoiella indica).

Para se alimentar, o ácaro suga a seiva das folhas, tornando-as amareladas, causando ressecamento completo e perdendo a sua função de fotossíntese, levando a planta a produzir menos frutos e por consequência morte, se não houver tratamento para combater este aracnídeo.

O ácaro é minúsculo, tendo aproximadamente, o macho de 0,22 a 0,23 mm, e a fêmea de 0,25 a 0,32 mm de comprimento; porém possuem grande poder destrutivo.

Já foram realizados trabalhos de campo no vale do São Francisco, na Coordenadoria Regional de Paulo Afonso, em ação para detectar uma possível presença do ácaro-vermelho-das-palmeiras (Raoiella indica) nas propriedades rurais produtoras de plantas hospedeiras da praga.

As fiscalizações continuam no Litoral Norte do estado, nos municípios de Conde - maior produtor de coco verde da Bahia, Camaçari, Mata de São João (ambos na Linha Verde) e demais municípios ao longo da BR-101 Norte.

O município de Ibotirama e região terão uma equipe de técnicos e fiscais da defesa agropecuária para realizar varredura no local com suspeita da existência da praga ácaro-vermelho-das-palmeiras (Raoiella indica).


Antonio Bergemann Oliva - Coordenador de Saúde Vegetal e Análise de Risco.
Coordenador do Projeto de prevenção e controle do ácaro-vermelho-das-palmeiras (Raoiella indica).



Wagner Machado
Assessoria de Comunicação
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
www.adab.ba.gov.br
Para informações gerais sobre a ADAB, gentileza ligar: (71) 3116-8400
Para falar sobre assunto relacionado exclusivamente à Assessoria de Comunicação:
Tel./Fax: (71) 3116-8461




Fonte: ASCOM/ADAB-BA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.