• Minimanual virtual Planserv
  • Cadastro de Mídias na Secom

Noticias

07/08/2017 15:50

Diretoria de Defesa Vegetal da ADAB realiza reunião para debater sobre o benzoato de emamectina

Diretoria de Defesa Vegetal da ADAB realiza reunião para debater sobre o benzoato de emamectina

A diretora de Defesa Vegetal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura - SEAGRI, Rosângela Schettini Knupp, esteve presente na coordenadoria regional de Barreiras, na última quarta-feira (2), onde realizou uma reunião com coordenador regional, Pedro José Custódio Neto, e representantes de empresas registradas e credenciadas junto a este Órgão para discorrer sobre a aquisição, uso e controle do benzoato de emamectina na região.

O benzoato de emamectina é um inseticida que atua no combate de larvas de lepidópteros (lagartas) nas plantações de espécies agrícolas de interesse econômico. Nas últimas safras, ataques severos de lagartas nas principais culturas da região do Cerrado foram relatados por produtores empresariais. A suspeita predominante recai sobre a ocorrência de populações de Helicoverpa armigera (Lepidoptera; Noctuidae), causando, conforme sua especificidade, severos danos em diversas cultivares nas lavouras de milho, soja e algodão.

O gênero Helicoverpa é composto por diversas espécies altamente destrutivas, devido a suas características biológicas (polifagia, alta fecundidade, alta mobilidade local das lagartas e migração das mariposas) que lhes permitem sobreviver em ambientes instáveis e adaptar-se a mudanças sazonais climáticas.

A ocorrência de lagartas do gênero Helicoverpa na região do Cerrado foi observada a partir de fevereiro de 2012 em níveis populacionais nunca antes registrados, causando sérios prejuízos econômicos em milho, algodão, soja, feijão comum, caupi, milheto e sorgo. No país, há também relatos de ataques em tomate, pimentão, café e citros, dentre outras plantas.

Em 2013 foi declarada situação de emergência fitossanitária o ataque da praga e, desde então, o Grupo de Gerenciamento Situacional da Emergência Fitossanitária, do qual a ADAB faz parte, vem desenvolvendo ações e propondo medidas ágeis e eficazes para contenção da lagarta, em busca da normalidade e sustentabilidade do processo produtivo.

--
Wagner Machado
Assessoria de Comunicação
www.adab.ba.gov.br
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
Para informações gerais sobre a ADAB, gentileza ligar: (71) 3116-8400
Para falar sobre assunto relacionado exclusivamente à Assessoria de Comunicação:
Tel./Fax: (71) 3116-8461


Fonte: ASCOM/ADAB-BA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.