• Conferência de Defesa Agropecuária
  • Minimanual virtual Planserv

Noticias

08/05/2018 17:40

ADAB proporciona educação sanitária para municípios

Garantir a Saúde pública para baianas e baianos. Essa é proposta da Agência de Defesa Agropecuária (ADAB) com o Projeto ADAB em Ação. Promovido pela Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuários (DIPA), o projeto transforma crianças, jovens e adolescentes em multiplicadores nos municípios baianos. Em parceria com a Secretaria de Educação (SEC), dessa vez as atividades estão sendo ministradas no município de Serrinha, no Centro Técnico de Educação Profissional (CETEP).

O evento, que está sendo realizado desde a última segunda-feira (07) segue até a quinta-feira (10). Além da sede, as atividades também acontecem em comunidades na zona rural. Os alunos dos cursos técnicos assistem a palestras e vídeos, participam de atividades recreativas, visitas de campo e interagem com os técnicos da ADAB. “Esse é um programa importante no Estado. Divulga o trabalho da agência de defesa agropecuária, mas, principalmente, leva a educação sanitária para as casas. A importância de consumir produtos agropecuários certificados, vistoriados e de qualidade. Estamos falando em Saúde pública”, ressaltou o direto da DIPA, Willadesmon Santos.

Até a quinta-feira (10), mais de 500 alunos participam das atividades. Segundo a médica veterinária, Irma do Amor, essas palestras trazem de forma prática o que as famílias precisam saber para comprar produtos inspecionados. “Nós fizemos uma visita na feira da cidade e percebemos várias irregularidades sanitárias. Infelizmente, ainda é uma questão cultura a aquisição desses produtos sem certificado. Mas, o nosso trabalho é exatamente reverter esse quadro. Mostrar a importância dos certificados para que as famílias levem para casa alimentos seguros”, ressaltou.

a

Ainda segundo a médica veterinária “temos uma plateia formada por estudantes, por donos de casa e pais. A necessidade da verificação não só da data de validade e fabricação, mas de verificar os carimbos de inspeção. Quais são os riscos para Saúde do consumidor ao ingerir os alimentos sem certificação. Mostramos vídeos de como funciona um matadouro por dentro, as técnicas utilizadas, o trabalho dos médicos veterinários e fiscais da ADAB. Enfim, tudo isso para que sejam evitadas doenças por alimentos contaminados”, finalizou.

Além disso, o ´ADAB em Ação’ mostra o que acontece com os alimentos contaminados, as exigências dos consumidores com os estabelecimentos e as principais doenças que esses alimentos podem causar.

Fonte: ASCOM - ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.