• Minimanual virtual Planserv

Noticias

30/11/2018 15:50

ADAB firma convênio de cooperação técnica com a AIBA

Visando o fortalecimento da defesa, a Agência de Defesa Agropecuária (ADAB) e a Polícia Militar (PM) firmaram um convênio de Cooperação Técnica junto à Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA). O convênio visa às ações da Operação Safra 2018/2019, já em curso na região oeste do Estado, e foi assinado pelos representantes dos órgãos envolvidos durante essa semana, na Fenagro, que ocorre no Parque de Exposição de Salvador. A assinatura contou com as presenças da secretária de Agricultura (SEAGRI), Andrea Mendonça, do diretor-geral da ADAB, Bruno Almeida e do Coronel da PM, Uzeda, representando o comandante geral.

Entre os objetivos da cooperação está à manutenção da consolidação do Cerrado Baiano em produtividade de grãos e fibras, a fiscalização para preservação do meio ambiente mediante uso racional de agrotóxicos dentro dos princípios de manejo integrado as pragas, além da necessidade de fortalecer a defesa e a manutenção dos instrumentos que garantam a participação ativa da vigilância sanitária, no processo que deve ter como prioritárias a prevenção dos riscos e a garantia da segurança alimentar.

a

A operação abrange os Territórios de Identidade das Bacias do Rio Grande e Rio Corrente tendo como cenário as lavouras, silos e armazéns rurais, estabelecimentos comerciais de insumos agrícolas (agrotóxicos), rodovias federais, estaduais e estradas vicinais dos Municípios de Baianópolis, Barreiras, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério.

Segundo o Diretor-geral, Bruno Almeida, esse convênio é uma prova de que o Estado busca o desenvolvimento, aliado a defesa sanitária forte junto com toda a sociedade. “A AIBA cumpre um papel importante nesse processo democrático que é a garantia da defesa. A associação colabora não só com a ADAB, mas, também com as ações integradas com a Polícia Militar. A operação Safra é um sucesso comprovado, tendo como base a realização e os dados nos anos anteriores. Deixar aqui o agradecimento e a mensagem do nosso Governador, Rui Costa, de que o compromisso do Governo do Estado é o desenvolvimento da Bahia”, finalizou.

a

O convênio prevê investimentos de cerca de R$ 810 mil e também vai viabilizar a intensificação das atividades de fiscalização e suporte às ações de Defesa Sanitária Vegetal, especialmente aquelas atinentes ao transporte, armazenamento e utilização de agrotóxicos na região até maio de 2019. “Temos total interesse na manutenção desse convênio, pois garante aos nossos associados à certeza de um trabalho conjunto que proporciona o aumento da geração de emprego e renda e impulsiona a comercialização dos nossos produtos e do agronegócio”, enfatizou o presidente da AIBA, Celestino Zanella.

Também estiveram presentes no evento a deputados estaduais, a diretora de defesa vegetal, Rosangela Knupp, produtores, universidades e sociedade civil. Na oportunidade, também foi lançada a Bahia Farm Show 2019.
 

Fonte: ASCOM - ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.