• Banner Aftosa
  • Hemoba Prodeb

Noticias

09/05/2019 16:50

Irecê recebe atividades do programa de Brucelose e Tuberculose

Dando continuidade as ações desenvolvidas pelo Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose no Estado, essa semana a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) executa atividades em Irecê. Foi realizada reunião com a equipe da agência, com médicos veterinários oficiais, técnicos e gerentes técnicos.


Foram discutidos metas e o planejamento das ações do programa, incluindo a realização de cursos de agentes vacinadores, educação sanitária e a vacinação de brucelose. A particularidade de Irecê tange às ações desenvolvidas pelo (PNCEBT), por deter todas as propriedades certificadas livres de brucelose e tuberculose, além de um laticínio no município de Uibaí, que processa somente leite oriundo dessas propriedades.

a

 

Atualmente existem 18 propriedades certificadas e quatro em certificação como livres de brucelose e tuberculose. Essas propriedades entregam leite ao laticínio de Uibaí que processa cerca de 830 litros/semana em leite e bebida láctea. Esses produtos são comercializados em supermercados da região, além de compor a merenda escolar.

 

A coordenadora do programa, Luciana Ávila, salienta que a sanidade dos rebanhos e a qualidade sanitária dos produtos lácteos produzidos no estado são prioridades para a ADAB. “A estratégia dos agricultores familiares em aderir ao projeto de certificação de propriedades livres de brucelose e tuberculose trouxe a garantia de um produto qualificado e um diferencial no mercado”, pontuou. 

Fonte: ASCOM - ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.