• Campanha Febre Aftosa 2

Noticias

23/05/2019 09:50

Marisqueiras de Maragogipe participam de curso de extensão de ostreicultura

A ostreicultura – criação de ostras – é uma atividade altamente produtiva, mas ainda pouco explorada no Brasil. Para melhor aproveitar o potencial do setor, a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), realiza um curso de extensão de ostreicultura, a partir desta quinta-feira (23). A ação é uma parceria da empresa com o Estaleiro Enseada do Paraguaçu e com o Instituto Federal da Educação da Bahia (Ifba).

Participam do curso 50 mulheres selecionadas pelas obras sociais mantidas pelo Estaleiro Enseada na cidade de Maragogipe. A capacitação gratuita tem carga horária de 72 horas. As aulas serão ministradas na escola de aquicultura do Ifba, em Salinas da Margarida (Rua da Vaidade, Centro), às quintas-feiras, das 8h às 16h.

Dentre os temas abordados nas aulas estão identificação de locais de cultivo, obtenção de sementes, monitoramento do crescimento, estudo de viabilidade econômica, enfermidades que afetam o molusco, legislação ambiental e gestão de comercialização.

“Por meio do curso, essas 50 mulheres passam a ser agentes transformadoras de suas comunidades, multiplicando os conhecimentos adquiridos. Ao final das aulas, elas terão uma formação empreendedora e técnica voltadas à ostreicultura, o que pode significar uma mudança bastante significativa em seus padrões de vida”, explicou a gerente de assistência técnica da Bahia Pesca, Eliana Carla Ramos.  

Após a conclusão da capacitação, as alunas receberão assistência técnica da Bahia Pesca para a implantação de módulos de cultivo nos distrito de São Roque e Enseada, em Maragogipe.

Fonte: Ascom/ Bahia Pesca

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.