• Banner Aftosa
  • Hemoba Prodeb

Noticias

26/05/2019 12:00

Secretário de Agricultura da Bahia representará o nordeste no Conseagri

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Lucas Costa, foi eleito por unanimidade o representante nacional dos estados do nordeste e um dos cinco vice-presidentes do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri), na quarta-feira (22), em Brasília. O voto dos secretários de Agricultura de todo o país elegeu também como presidente do Conseagri o secretário de Agricultura da Paraíba, o agropecuarista e ex-senador Efraim Moraes.

Foi definido pela primeira vez que cada região do país terá um vice-presidente para representar seus estados e encaminhar ao presidente do conselho os interesses e demandas comuns de cada região. As questões prioritárias da agricultura, da agropecuária e do agronegócio foram debatidas entre os secretários para serem apresentadas à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina.

As principais necessidades do setor agrícola e agropecuário dos estados do Nordeste (Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia) serão discutidas no Conseagri-Nordeste e levadas pelo secretário Lucas Costa ao presidente do conselho. Foi a primeira reunião do conselho desta nova gestão e a oportunidade dos secretários dos estados se conhecerem. Um dos objetivos da nova gestão do Conseagri será fortalecer a agenda da agricultura e pecuária no país.

O Conselho Nacional dos Secretários de Agricultura é o espaço institucional de interação e articulação entre os estados e discussão das pautas comuns, e encaminhamento das demandas prioritárias a serem apresentadas ao MAPA.

Conseagri Nordeste 

Como representante dos estados do Nordeste, o titular da Seagri, Lucas Costa, criou um grupo entre os secretários para reunir esforços na região e fortalecer o combate à peste suína clássica, com maior controle dos focos que foram registrados no norte do Piauí, e apoio nacional do MAPA.

Outra pauta regional comum discutida foi a exportação de frutas e o monitoramento da Mosca das Frutas, incluindo a Mosca da Carambola e, ainda, a expectativa de ampliar a captação de recursos para garantir o crédito necessário de incentivo ao produtor rural brasileiro, para que possa investir e custear a produção agrícola nacional, através do Plano Safra.

Foi discutido com o presidente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), João Martins, e o secretário-executivo do MAPA, Marcos Montes, no auditório da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), que os serviços de Assistência Técnica aos agricultores devem ser uma prioridade desta gestão. A expectativa é aumentar os recursos destinados ao crédito rural e a redução dos juros ao produtor.

O agronegócio contribui para a retomada do crescimento econômico, proporciona alimentação mais barata, inflação menor, gera emprego e renda, com a criação de vagas no setor, e ainda divisas para o país, através da exportação dos produtos agropecuários.

Fonte: ASCOM/SEAGRI

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.