• Banner Aftosa
  • Hemoba Prodeb

Noticias

29/08/2019 17:30

ADAB e UFRB realizam I Workshop de Brucelose Bovina

A emergente preocupação das autoridades de saúde pública para evitar a transmissão da Brucelose ao homem foi a principal temática do I Workshop sobre Brucelose Bovina, através de parceria da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no campus de Cruz das Almas, ocorrido nessa quarta (28). A Agência foi representada pela coordenadora do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT/ADAB), Luciana Ávila. Foram abordados temas como vacinação, realização de exames, identificação e saneamento de focos e controle do trânsito animal.

 

A Brucelose faz parte do grupo de Zoonoses causadas por uma bactéria, que pode alojar-se em células de defesa. Conhecida como a “Doença de mil faces”, não possui sintomas específicos, tornando difícil o diagnóstico no homem. “Uma grande preocupação do programa de controle da doença é o esclarecimento ao consumidor da possibilidade de contrair a brucelose, através da ingestão de leite cru e seus derivados que não foram submetidos a tratamento térmico. Nesse caso, a bactéria pode persistir durante meses”, ressalta a coordenadora do PNCEBT/ADAB, Dra Luciana Ávila, reforçando o alerta sobre o consumo apenas de produtos de origem animal inspecionados pelos órgãos e profissionais competentes.


a


O evento contou com palestras do professor da UFRB, Dr. Robson Cerqueira e do médico veterinário do laboratório MSD, Dr. Danilo Castro. Na platéia, médicos veterinários e estudantes da área.


Fonte: ASCOM - ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.