• Banner Aftosa
  • Hemoba Prodeb

Noticias

06/09/2019 17:31

Brucelose e Tuberculose Bovina ganham palestra na Expofeira

A ADAB (Agência Estadual de defesa Agropecuária da Bahia) tem participação efetiva na 44ª edição da Expofeira, em Feira de Santana, um dos maiores eventos do segmento na Bahia, através do cadastramento de animais e do ciclo de palestras com mulheres baianas do agronegócio. Entre os temas abordados, o Programa Nacional contra a Brucelose e Tuberculose Bovina (PNCEBT), através de palestra da médica veterinária da ADAB, Luciana Ávila.

A coordenadora do PNCEBT destacou os cuidados que a população deve adotar antes de consumir leites e derivados. “Produtos não inspecionados devem ser evitados para impedir que doenças cheguem até o homem”, reforçou Luciana.

A

A Brucelose e a Tuberculoe Bovina são enfermidades infectocontagiosas, que afetam os animais e podem ser disseminadas por contágio – via contato direto ou indireto e também são consideradas zoonoses, isto é, doenças infecciosas que podem ser transmitidas ao homem. A Brucelose, atualmente, é considerada uma das mais importantes zoonoses causadas por bactérias. Em todo o planeta, são registrados 500 mil casos novos anuais da doença.

Uma importante forma de contágio é a ingestão de alimentos contaminados, principalmente leite cru não pasteurizado (oriundos de vacas infectadas). Os derivados lácteos, como manteiga, creme ou sorvetes também apresentam risco. Assim como os queijos onde o processo de produção pode concentrar a bactéria, que permanecer viva no produto durante vários meses. ”Por isso, é fundamental o controle da doença, através de exames periódicos dos animais e medidas preventivas, como as vacinas.

Fiscalização de animais

Na Expofeira, um posto da ADAB para apoio e fiscalização com plantão de veterinário e auxiliar realiza o cadastramento dos animais com exames clínicos e avaliação da documentação sanitária. Em uma semana de feira, cerca de mil animais circulam pelo parque João Martins da Silva. “Essa é uma feira tradicional que acontece em local estratégico, às margens da BR-324, pólo de concentração de produtores e a cada ano parece mais movimentada”, destaca o Gerente Técnico da ADAB de Feira de Santana, Aurino Soares.


A

 A expectativa dos organizadores é que a edição 2019 da Expofeira seja visitada por 150 mil pessoas gerando cerca de R$ 8 milhões em negócios, volume maior do que o gerado no ano passado. Até domingo, a programação inclui feira de agricultura familiar com exposição de produtos artesanais, mix de culturas regionais, leilões e provas.

A


Fonte: ASCOM - ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.