• Campanha Febre Aftosa 2

Noticias

31/10/2019 18:50

Bahia sedia reunião nacional de Defesa Agropecuária para combate à PSC

Reafirmando o estado de alerta contra a Peste Suína Clássica, os dirigentes de defesa agropecuária de 18 estados reunidos em Salvador, na sede da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), nessa quinta (31), elaboraram um documento estabelecendo compromissos para auxílio aos estados afetados ou sob risco da entrada da PSC.

 

O MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), apresentou um plano de erradicação da PSC nos estados onde a doença é endêmica, ou seja, Pará e Amazonas e a maioria da Região Nordeste. O plano será implementado com recursos federais, estaduais e da iniciativa privada incluindo estados que operam na ampliação da defesa, como é o caso da Bahia.

 

Participaram representantes da Seagri (Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura), SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural) e representantes da cadeia produtiva de suídeos.

 

A reunião extraordinária do Fonesa (Fórum Nacional dos Dirigentes de Defesa Agropecuária) teve o claro objetivo de programar rápidas intervenções, caso necessário. Esse ano, os estados de Alagoas, Ceará e Piauí apresentaram focos da doença.

 

Conscientizar o setor produtivo para a sanidade do rebanho é essencial, enfatizou a consultora em saúde animal, Masaio Mizuno. “Atravessamos um momento importante em que três estados acenderam o alerta vermelho, por isso, é fundamental a união para a produção de respostas rápidas”.

 

a


Na Bahia, o teste de sorologia em suídeos segue em áreas de divisas com estados que apresentaram focos. “A estruturação das Agências de Defesa pode determinar o combate imediato a qualquer tipo de risco”, conclui Maurício Bacelar.


a

Fonte: ASCOM - ADAB

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.