• Campanha Febre Aftosa 2

Noticias

07/11/2019 16:39

Equipe da ADAB em capacitação no Amapá sobre Mosca-da-Carambola

Segundo maior produtor de frutas do país, a Bahia tem se destacado também pelos cuidados na prevenção, monitoramento e controle de pragas importantes que podem atingir os pomares. Essa semana, uma equipe técnica da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária) participou de capacitação no estado do Amapá sobre o manejo da Mosca-da-Carambola capaz de afetar diversas fruteiras como manga, acerola, goiaba, carambola, entre outras. Os fiscais agropecuários debateram sobre a dispersão da praga, procedimentos para vigilância, monitoramento de armadilhas e controle de qualidade. A equipe da ADAB integrada por cinco profissionais participou de treinamentos práticos em ações que integram o Plano Nacional de Erradicação da Mosca-da-Carambola (PNEMC).


a


A Mosca-da-Carambola é reconhecida pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) como praga quarentenária presente e a preocupação dos especialistas é pela ameaça de sua dispersão para regiões produtoras de frutas, a exemplo do Nordeste, o que pode reduzir a produtividade e desvalorizar o fruto no mercado. No entanto, o principal problema está no entrave quarentenário, o que inviabilizaria as exportações de frutas in natura, produzidas nessas áreas.


 A ADAB apresentou ao MAPA o Plano de Contingência para Mosca-da-Carambola no estado da Bahia, detalhando ações que deverão ser adotadas, caso a praga venha a ser detectada em território baiano. “O mais importante desse evento é o treinamento de técnicos no reconhecimento, combate e controle. O estado da Bahia tem uma equipe preparada para realizar as ações de contingência da praga”, definiu a coordenadora Estadual do Projeto de Mosca-das-Frutas, Rita de Cássia Oliveira.


a

Fonte: ASCOM - ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.