• Campanha Febre Aftosa 2

Noticias

08/11/2019 17:41

Animais sem procedência sanitária são apreendidos pela ADAB no oeste

Equipes da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) apreenderam duas carretas com 144 bovinos que tentavam atravessar a barreira sanitária de Rosário, oeste da Bahia, divisa com o estado de Goiás, na noite dessa quinta (7). Em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os fiscais da autarquia interceptaram a passagem dos animais que trafegavam sem documentação sanitária e sem nota fiscal.


Segundo os motoristas dos veículos, as cargas saíram de Goiás com destino a Ibotirama, na Bahia. Os animais adultos (machos e fêmeas) e bezerros foram encaminhados ao frigorífico de Barreiras, dotado de inspeção federal para realizar o abate sanitário. A Operação contra a entrada clandestina de animais na Bahia durou mais de 15 horas e contou com aparato policial e de técnicos da autarquia. 


a


“Estamos em uma campanha contra a Febre Aftosa para vacinar os animais de até 24 meses de idade, ações como essas evitam que os rebanhos sejam contaminados por animais de origem desconhecida. Graças ao empenho dos servidores da ADAB e de produtores a Bahia está há 22 anos sem nenhum caso da doença. Nos últimos 120 dias, cerca de 300 bovinos sem documentação, foram apreendidos nas nossas barreiras fixas e móveis. É um trabalho árduo desenvolvido pelos nossos técnicos”, enfatiza o diretor-geral da ADAB, Maurício Bacelar.


A ADAB passou a contar com serviço de inteligência para rastreamento do trânsito irregular de animais. “De forma organizada estamos atacando pontos críticos, como é a região do Rosário, na divisa com Goiás, reconhecidamente um ponto de trânsito irregular de animais e vegetais. Além disso, o processo da clandestinidade causa grande prejuízo ao erário público”, declarou o diretor de Defesa Sanitária Animal, Carlos Augusto Spínola.


a

Fonte: ASCOM - ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.