• Campanha Febre Aftosa 2

Noticias

25/11/2019 18:35

ADAB colabora para o fortalecimento da FENAGRO 2019

A abertura da FENAGRO 2019 neste domingo (24) revelou o otimismo de produtores e Governo do Estado para a maior feira agropecuária do Nordeste. A expectativa na 32ª edição é pela geração de R$ 100 milhões em negócios entre leilões, feira de cachaça de alambique e feira da agricultura familiar. A ADAB responde pelo cadastramento dos animais que circulam no Parque de Exposições para assegurar a sanidade dos rebanhos e a segurança dos visitantes, entre adultos e muitas crianças, durante os nove dias do evento.

O vice-governador João Leão, o secretário da SEAGRI (Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação e Aquicultura), Lucas Costa, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes e o presidente da ACOOBA (Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos), Almir Lins, abriram oficialmente a FENAGRO, que contou com desfile de animais e reunião de produtores de diversas regiões do estado. “Cerca de 1.700 animais foram recebidos pelos médicos veterinários e técnicos da ADAB para conferência da documentação sanitária, checagem de vacinas, guias de trânsito e outros detalhes. A Fenagro está sendo revitalizada e isso impacta muito na economia da Bahia, motivando a todos nós, divulgando a força da agropecuária baiana”, ressalta Maurício Bacelar, diretor-geral da ADAB.

A ADAB mantém um ponto fixo para distribuição de folhetos educativos e explicações dos técnicos, é a ”Kombi da Educação Sanitária” que, no domingo, atraiu muitos interessados em saber, por exemplo, porque os morcegos são importantes para o ecossistema. “Eles podem transmitir a raiva a humanos e são vetores de uma zoonose fatal, no entanto, um morcego é capaz de se alimentar de 300 insetos, muitos deles nocivos à saúde da população”, explica Carlos Augusto Espínola, diretor de Defesa Sanitária Animal da ADAB.

A

Os bois adestrados já são apontados como atração especial para a criançada, junto com o carro do Papai Noel que fizeram a festa para os pequenos em visita ao stand da ADAB.

A

Esse ano, os drones (aeronaves remotamente pilotadas) guiados por técnicos da autarquia, capacitados através de cursos do Grupo Aéreo da Polícia Militar da Bahia referendados pela Aeronáutica, constam na programação para mostrar ao público a importância sobre a utilização dos equipamentos na defesa agropecuária, a exemplo da existência de uma praga em local de difícil acesso, plantações ilegais durante os vazios sanitários e, em breve, até contagem de animais em propriedades extensas. ”Já utilizamos os novos recursos tecnológicos em prol do desenvolvimento de nossas tarefas”, finaliza Maurício Bacelar.

Fonte: ASCOM - ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.