• 20 ANOS

Noticias

27/11/2019 15:04

ADAB atualiza pesquisadores de citricultura na República Dominicana

Especialistas em citricultura se reuniram na capital da República Dominicana em uma Jornada internacional para discutir formas de manejo do Cancro Cítrico e Clorose Variegada dos Citros (CVC), importantes pragas que ameaçam a qualidade e preservação dos frutos

A Jornada Citribac foi organizada pelo Instituto Dominicano de Investigaciones Agropecuarias y Forestales (IDIAF) e reuniu pesquisadores, viveiristas, produtores e representantes de empresas empacotadoras de sucos.

a  

A ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) marcou presença através da palestra de Suely Brito, coordenadora do Projeto Fitossanitário do Citros que falou sobre a CVC, enfermidade também responsável pela morte de pomares.

Na República Dominicana, as duas pragas não têm registro, mas o HLB ou greening atacou plantações, por isso, novas técnicas de manejo estão sendo desenvolvidas, a exemplo do monitoramento intensivo dos insetos e a imediata eliminação das plantas sintomáticas. “A diversificação de cultivos tem sido implementada para evitar prejuízos aos produtores em toda região”, enfatizou Suely Brito ao voltar de Santo Domingo.

a

 O evento é resultado da cooperação internacional estabelecida por Brasil, Argentina, Cuba, Costa Rica, Espanha, República Dominicana e Uruguai para tratar da proteção, sintomatologia, métodos diagnósticos e manejo das três enfermidades bacterianas que acometem as plantas cítricas.

Fonte: ASCOM - ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.