• VAZIO SANITÁRIO DA SOJA

Noticias

09/01/2020 17:40

Inspeção da ADAB mais fortalecida também na área vegetal

A ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) terá em 2020 um dos seus maiores desafios: trabalhar ainda mais próximo aos produtores rurais para orientação e fortalecimento da agroindústria, através de ações direcionadas à certificação de produtos de origem animal e, a partir de agora, também os produtos de origem vegetal.

O selo SISBI/POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) emitido pela agência credencia os produtos a serem comercializados em todo o território nacional. “Certificamos produtos de origem animal e já estamos na fase final de implementação do serviço de inspeção para os produtos de origem vegetal”, reitera Rafael Mendes, diretor da DIPA (Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária).

a

A partir da recente criação da Coordenação de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (CIPOV) pela ADAB, a autarquia passa a ter o mesmo caráter de fiscalização, idêntico ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária, Irrigação e Abastecimento) para o setor.

Com a descentralização, o MAPA delega a fiscalização e o registro de estabelecimentos e produtos às agências de defesa dos estados que também passam a acompanhar o trabalho finalístico de produtores, comerciantes, embaladores e envasadores.

“Com isso, foi ampliada a área de atuação da ADAB e, em breve, certificaremos polpa de frutas, sucos artesanais, bebidas com e sem álcool e outros produtos, a exemplo do óleo vegetal, farinha de mandioca, arroz e milho de pipoca. Os produtores deverão procurar o escritório da ADAB para iniciar o cadastramento”, enfatiza Janilton Andrade Borges, coordenador do CIPOV.

 “A ADAB está cada vez mais voltada à orientação dos produtores para que projetos de associações e pequenas cooperativas sejam concretizados gerando emprego e renda e garantindo a permanência do homem no campo”, ressalta o diretor-geral Mauricio Bacelar.


a

Fonte: ASCOM - ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.