• VAZIO SANITÁRIO DA SOJA

Noticias

03/09/2020 11:51

Produtores baianos preparados para o novo calendário da soja, safra 2020/21, decretado pela ADAB

Produtores baianos preparados para o novo calendário da soja, safra 2020/21, decretado pela ADAB

 

O atendimento ao pleito dos produtores de soja pela ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) que determinou, através da Portaria 041 de 06/07/2020, a antecipação, em caráter excepcional, do plantio da soja para o dia primeiro de outubro provoca expectativa positiva em toda a cadeia produtiva. Há menos de um mês do novo prazo, a autarquia já adota providências para que o controle efetivo das fiscalizações seja acionado já no primeiro dia do plantio desta safra.

O Comitê Estadual da Soja integrado por produtores, revendedores de sementes, institutos de pesquisa, Seagri (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura), AIBA (Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia) e ADAB, sugeriu esta antecipação embasado em projeções técnicas que apontam não haver riscos no aumento da ocorrência de pragas, a exemplo da ferrugem asiática, caso o plantio fosse antecipado. “Os produtores investem agora na compra de sementes selecionadas e, em alguns casos, já asseguraram o aluguel do maquinário específico e contratação de trabalhadores para reforçar o plantel das fazendas e nas grandes áreas de plantação da região oeste”, explica o diretor-geral da agência, Maurício Bacelar. “Nossa equipe também está orientada para realizar e fiscalizar o acompanhamento das ações de forma correta. O monitoramento será intensivo e se ficar comprovado que houve aumento na incidência de pragas importantes durante esse período, na próxima safra já não faremos alterações no calendário. Esse é um experimento que está em estudo”, frisa Maurício.

A

“A solicitação dos produtores, aprovada pelo Comitê Estadual da Soja, foi acatada pela agência após apresentação de dados referentes às condições climáticas da região na safra colhida e pela possibilidade de melhor aproveitamento no incremento da produção de soja para a próxima safra aumentando a exploração agrícola destas áreas durante o período. Vale ressaltar que os produtores que optarem pela antecipação do plantio deverão assinar um Termo de Compromisso, junto à ADAB e AIBA, garantindo a implantação das boas práticas agrícolas no cultivo da soja, além de redobrar a atenção no monitoramento fitossanitário da Ferrugem Asiática nestas áreas”, ressalta o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Celso Duarte Filho.

Os produtores se preparam para acionar os pivôs no dia 21 deste mês para molhar o terreno que deverá estar úmido para proporcionar a germinação do grão, a partir da plantação no dia 01 de outubro. “A nossa equipe não sofreu baixa, mesmo com a pandemia, e até reforçamos o número de trabalhadores nas áreas de sequeiro e irrigada e, nesse momento, já intensificamos a revisão das máquinas e dos pivôs”, diz o vice-presidente da AIBA, Odacil Ranzi.

A programação dos produtores segue firme para aproveitar integralmente o novo prazo. “A parceria com a ADAB é fundamental para assegurar as condições necessárias ao desenvolvimento da cadeia da soja e essa portaria vai dinamizar a economia da Bahia, uma vez que existe a expectativa de uma safra superior a de 2019 e os preços estão atrativos no mercado interno e para exportação”, conclui Odacil.

A

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.