• FEBRE AFTOSA

Noticias

19/11/2020 16:20

Parceria ADAB-SENAR forma vacinadores de Brucelose em Retirolândia

 

Capacitar pessoas para imunizar o maior número possível de animais contra a Brucelose, doença que atinge bovinos e bubalinos, integra uma das importantes ações de educação sanitária da ADAB(Agência Estadual de Defesa Agropecuária da BAhia) que, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), realizou o primeiro curso durante a pandemia do coronavírus. Os novos agentes vacinadores participaram de aulas teóricas e práticas sobre a importância da vacina, controle e cuidados sobre aquisição, transporte, armazenamento e conservação do imunizante, além de orientações sobre o manejo do rebanho para execução da vacina e marcação dos animais vacinados. Todo o curso foi realizado sob cuidadosa vigilância para evitar a disseminação do COVID-19.

Para a coordenadora do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina, Luciana Ávila, esse é um momento em que a população precisa estar ainda mais atenta aos métodos de imunização e o convênio assinado no início do ano com o SENAR também prevê eventos futuros, parceria fundamental para ampliar a capilaridade das ações de promoção da vacinação e preparação de novos agentes.


A


“É necessário difundirmos a necessidade da vacina e ampliar o universo de vacinadores para que a imunização chegue em todos os pontos da Bahia”, destaca Luciana. “A vacina de Brucelose apenas pode ser ministrada sob orientação de um médico veterinário, porém nos locais onde há insuficiência deste profissional ou para atender pequenos produtores, o agente vacinador torna-se de fundamental importância”, complementa.

Durante três dias na escola municipal do distrito de Contador, em Retirolândia, aconteceram às aulas teóricas, já as práticas foram executadas no campo, obedecendo a todos os protocolos sanitários. “Deixamos à disposição álcool em gel, luvas e máscaras e observamos o distanciamento físico para aumentar a segurança de preparadores e alunos”, ressalta a médica veterinária Rejane Noronha, uma das organizadoras do evento.

A vacina contra a Brucelose é apenas para bovinos e bubalinos fêmeas entre 3 e 8 meses de idade e pode ser aplicada durante todo o ano, sem calendário específico. A região foi escolhida pela numerosa presença de rebanho de corte e leiteiro. “A partir desses ensinamentos, vamos colocar em prática o que foi aprendido aqui e de forma segura. Muito boa a programação”, elogia Antônio Alquino, dirigente do Sindicato Rural de Conceição do Coité. Os agentes formados no curso deverão atuar em Valença, Riachão do Jacuípe e Conceição do Coité.


A  A

A

A

Fonte: ASCOM / ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.