• Campanha Febre Aftosa 2021.2
  • Geolocalização de Propriedades
  • CORONA VÍRUS

Noticias

04/10/2021 18:30

Crisópolis fortalece cadeia produtiva do leite com apoio da Adab

Acreditando que “as ações de defesa agropecuária podem incrementar o desenvolvimento econômico das cidades do interior da Bahia”, o secretário e subsecretário de Agricultura de Crisópolis, José Caldas Filho e Jilvane Oliveira, se reuniram no final da tarde desta segunda-feira (4) na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) para tratar da agroindústria do leite na região. O município tem como base econômica a mandiocultura, mas, nos últimos anos, observou o crescimento da produção de leite.

 

Em 2012, de acordo com dados da Adab, haviam 236 pecuaristas cadastrados no sistema de defesa e um rebanho de 5.500 animais. Hoje são 1.400 pecuaristas e 40 mil bovinos, com uma produção de leite que chega a 432 mil litros/ano. Para o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira, diante dessa evolução “é importante que os gestores municipais avaliem as mudanças e tendências de suas regiões e procurem a assistência adequada para fortalecer suas cadeias produtivas”. Segundo ele, “na maioria das vezes, o capital inicial investido se torna irrisório quando comparado ao retorno econômico e social para o município. E o papel da Agência é justamente promover que a atividade se desenvolva de forma segura e eficiente para a cidade e a população”, considerou Oliveira, lembrando que a cadeia produtiva do leite gera emprego, renda e também é fonte de alimento saudável quando trabalhado com a devida orientação.

 

Nesse sentido, os gestores solicitaram apoio da Agência para iniciar as ações da agroindústria em conformidade com as legislações sanitárias vigentes. “A Adab sempre foi nossa parceira e esse respaldo da agência fez toda a diferença na transformação econômica e social de Crisópolis”, destacou o secretário José Caldas Filho. Ele contou que o município já está organizando sua primeira Associação de Produtores de Leite, com 20 pessoas capacitadas pela Bahiaater/Setaf, Sebrae, Senar e Embrapa. “Agora chegou a vez de unir forças com a Adab para promovermos o ajustamento da planta da agroindústria de beneficiamento do leite, inspeção prévia e todo o passo a passo para alcançar o licenciamento e iniciar as atividades”, completou o subsecretário Jilvane Alves.


Ao final do encontro, ficou acertada uma visita de técnicos da Agência ao local para verificar as condições do terreno, questões ambientais e adequação das plantas apresentadas às funcionalidades desenvolvidas na agroindústria de Crisópolis.

 

 

 

Ascom Adab 04/10/2021

Tel. (71) 99948-8385 / 3194-2044




Fonte: ASCOM / ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.