• Geolocalização de Propriedades
  • CORONA VÍRUS

Noticias

08/10/2021 11:10

Adab incrementa ações contra a Febre Aftosa na região do Velho Chico

Dando continuidade às ações do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), realizou diversas ações em Bom Jesus da Lapa e Serra do Ramalho. Durante uma semana, técnicos e fiscais da Agência visitaram escritórios, unidades de vigilância e propriedades rurais dos três municípios para ampliar a taxa das atividades já cumpridas pela Adab dentro do PNEFA, entre elas, o aumento do percentual de imunização do rebanho e a geolocalização das propriedades pecuárias, requisitos fundamentais para a retirada da vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia.



a



 

“Os técnicos e fiscais da Agência trabalham no programa de febre aftosa continuamente, não apenas nos meses da vacinação, em Maio e Novembro. É um programa que não para por conta de sua relevância econômica para todo o estado”, apontou o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira. “Temos metas a cumprir junto ao Ministério da Agricultura que validam a nossa pecuária junto a organismos internacionais. Então, nossa responsabilidade é enorme porque tudo o que produzimos aqui precisa estar qualificado e certificado para adentrar em mercados do mundo globalizado”, avaliou Oliveira.



a



 

Com a grande extensão do Território de Identidade do Velho Chico, a Adab precisou incrementar as metas das taxas de vacinação dos animais, a diminuição do número de inadimplentes e a melhoria da base cadastral, com a inclusão da geolocalização de propriedades como instrumento de defesa agropecuária. “Além disso, estamos às vésperas da 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa na Bahia, então, inserimos ações de educação sanitária para conscientizar aos produtores dos compromissos com a imunização do rebanho”, enfatizo o coordenador do PNFA na Bahia, José Neder.



a



 

O incremento da operacionalização das ações de defesa no território foi batizada de Operação Clemente Alves, em homenagem ao fiscal estadual da Adab no município de Brumado, falecido na última quarta-feira (6). Composta por quatro equipes, a Operação visitou mais de 100 propriedades, geolocalizando as sedes das fazendas e estimulando os produtores a fazer a autodeclaração nos escritórios ou no site da Adab. Outra ação importante foi a atualização e depuração da base cadastral, com inativação de registros antigos, sem movimentações ou inexistentes, além da vigilância ativa. “Este é o nosso compromisso com a pecuária baiana, oferecendo confiabilidade às ferramentas que dão respostas rápidas à defesa agropecuária. Por isso, estamos sempre em contato direto com o produtor e em campo, para que todos façam parte do fortalecimento dessa cadeia”, finalizou o diretor de Defesa Animal da Adab, Carlos Augusto Spínola.



a    a


 

 

Ascom Adab 08/10/2021

Tel: 3091-2044 / 99948-8385



Fonte: ASCOM / ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.