• Geolocalização de Propriedades
  • CORONA VÍRUS

Noticias

08/10/2021 15:59

Palestra aborda responsabilidade coletiva na defesa fitossanitária

O trabalho de defesa fitossanitária nesta sexta-feira (08) foi de capacitação interna. Cerca de 40 profissionais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), divididos nos turnos da manhã e tarde, participaram de uma palestra de capacitação sobre “Enfrentamento às Ameaças Fitossanitárias: uma responsabilidade coletiva”.



a



 

“Nosso trabalho tem implicações sociais, econômicas e ambientais de grande impacto nas cadeias produtivas e a união de todos é fundamental para o sucesso das nossas ações nas zonas rural e urbana”, esclarece o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira. Para ele as palestras, os cursos, as capacitações, além das informações geradas pela Agência servem de base para detecção de problemas futuros, direcionamento de ações ou alertas no sistema de defesa como um todo.

 

A partir de agora a Adab vai realizar ciclos de palestras internas para que funcionários e servidores de todos os setores possam auxiliar nas ações, tendo conhecimento necessário disponibilizados por fiscais estaduais agropecuários. O ciclo de palestras foi idealizado pela coordenadora de Educação Sanitária, Elane Chaves, seguindo as determinações e orientações de relatórios de auditoria do Ministério da Agricultura (MAPA). “Acredito que a educação sanitária é uma ferramenta eficaz no controle, combate e prevenção de pragas e doenças que afetam a agropecuária na Bahia. Nesse sentido, ações simples podem fazer muita diferença nas atividades exercidas pelos fiscais da Adab”, frisa.




a



 

O ciclo de hoje também foi motivado pelas recentes notificações de monilíase nas lavouras de cacau do Acre. A praga é indene na Bahia e, por isso, a Agência tem feito um intenso trabalho de capacitação e educação sanitária junto a produtores e profissionais de defesa. “Todos os grupos de pessoas das mais diversas profissões, com a devida informação, podem fazer parte da defesa agropecuária”, destaca a coordenadora de Desenvolvimento Fitossanitário, Suely Brito. “Mas para isso é necessário conhecer o nosso papel dentro da Adab, individual e coletivamente, com consciência e dedicação, tendo acesso à informação de qualidade”, finalizou a fiscal estadual agropecuária da Agência que participou da força tarefa de controle da monilíase no Acre.



a

 

 


Ascom Adab 08/10/2021

Tel: 3091-2044 / 99948-8385



Fonte: ASCOM / ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.