• Campanha Febre Aftosa 2021.2
  • Geolocalização de Propriedades
  • CORONA VÍRUS

Noticias

23/11/2021 14:40

Adab faz balanço do primeiro Ciclo de Palestras que aconteceu no bairro de Cajazeiras

Entre os dias 18 de outubro e 19 de novembro, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apresentou aos alunos da rede estadual de ensino temáticas importantes sobre a defesa agropecuária. O primeiro ciclo de palestras aconteceu em colégios estaduais do bairro de Cajazeiras, em Salvador. Os encontros alcançaram aproximadamente 350 alunos em 14 turmas. Foram promovidas 28 palestras com duas temáticas diferentes. No primeiro encontro, a engenheira agrônoma Suely Brito apresentou a Adab, suas funcionalidades e a sua importância para a sociedade. Na segunda palestra, o médico veterinário José Ramos falou sobre a Inspeção de produtos de origem agropecuária e a abrangência profissional do setor.

 

“A partir dos encontros, os alunos perceberam que a defesa agropecuária influencia diretamente a vida deles, que o setor produtivo precisa ser defendido das pragas e das doenças e que, se não estiver bem cuidado, afetará também a vida das pessoas na zona urbana” avaliou o diretor geral da Adab Oziel Oliveira, incentivador do Ciclo de Palestras.



A



A    a



 

De acordo com a coordenadora do Programa de Educação Sanitária da Adab, Elane Chaves, as palestras foram importantes porque os alunos puderam perceber que o setor agropecuário é bem abrangente também na parte profissional. “Fizemos um apanhado dos cursos técnicos, tecnólogos e de bacharelado que eles poderiam fazer para entrar na área. Levamos também um levantamento do mercado de trabalho. Eles ficaram bem interessados na temática, talvez por serem alunos da zona urbana, não pensavam sobre essa possibilidade de profissão. Então a gente quebrou esse tabu de que o setor agropecuário é só para quem mora na zona rural”, finalizou Elane. 

 

Os alunos também aprenderam a verificar um alimento inspecionado e a reconhecer o selo de inspeção municipal, estadual e federal. Ainda de acordo com Elane, uma das coisas mais importantes das palestras foi mostrar para a sociedade que a Adab não é uma agência apenas de fiscalização e controle, mas que ela também é uma agência de educação sanitária, responsável por certificar a produção agropecuária e garantir a qualidade dos alimentos de origem agropecuária.



a

 


No dia 30 de novembro, a Adab irá realizar um evento cultural em Cajazeiras com os jovens que participaram do ciclo de palestras, onde serão realizadas atividades e a entrega do certificado de participação no Ciclo de Palestras. Em relação ao próximo ano, o objetivo é organizar mais palestras sobre a defesa agropecuária e apresentar em colégios estaduais de outros bairros de Salvador. As escolas estaduais e de ensino técnico que têm interesse em levar as temáticas da defesa agropecuária para suas escolas, podem entrar em contato pelo e-mail educacao.sanitaria@adab.ba.gov.br.




a    a

 



Ascom Adab 23/11/2021

Tel: 3091-2044 / 99948-8385



Fonte: ASCOM / ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.