• Campanha Febre Aftosa 2021.2
  • Geolocalização de Propriedades
  • CORONA VÍRUS

Noticias

23/11/2021 15:15

Adab realiza mais um recebimento itinerante de embalagens vazias no Sertão Produtivo

A equipe da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), do Sertão Produtivo, realizou mais um recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos no território. A ação foi realizada em parceria com a Secretária de Agricultura do Município de Guanambi, que ao lado do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e da Associação das revendas da Região, ajudaram na logística e divulgação.

 

A ação ocorreu em três distritos do município, atendendo cerca de 50 agricultores. As embalagens foram levadas para o posto de recebimento de Bom Jesus da Lapa, gerenciado pela Associação dos Revendedores de Produtos Fitossanitários de Guanambi e Região (Ariag), e posteriormente encaminhadas para a destinação final, reciclagem ou incineração, pelo inpEV.



a



 

“Além de realizar a tríplice lavagem e perfuração da embalagem, o agricultor precisa devolver a embalagem vazia de agrotóxico, no prazo de até um ano, a contar da data da compra do produto. O local da devolução estará indicado na nota fiscal. Existe uma cadeia de responsabilidade e ela começa na compra e vai até a destinação final das embalagens”, ressalta a Gerente do Território Jucilayne Fernandes. Diz ainda que caso essas embalagens sejam queimadas, ou descartadas no meio ambiente e em aterros, os resíduos dos produtos serão nocivos ao meio ambiente, à saúde dos animais e à saúde humana.

 

O fiscal estadual Lúcio Figueiredo destaca que “o recebimento itinerante é a modalidade que se consolida como alternativa para atender às pequenas propriedades rurais”. O objetivo é estimular a devolução do material pelos agricultores da região. “Após cada recebimento itinerante, o sentimento é de satisfação porque sei que esse material coletado terá uma destinação final adequada. A responsabilidade é compartilhada e todos precisam fazer a sua parte”, reforça o fiscal estadual José Harley Ramos.




a    a




Ascom Adab 23/11/2021

Tel: 3091-2044 / 99948-8385



 

Fonte: ASCOM / ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.