• Campanha Febre Aftosa 2
  • CORONA VÍRUS

Dúvidas e perguntas frequentes

PRINCIPAIS DÚVIDAS E PERGUNTAS DO AGRICULTORES:

1.       O que é ADAB?

 

RESP: É a Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia. Ela atua nas áreas de Defesa Sanitária Animal, Defesa Sanitária Vegetal e na Inspeção de Produtos Agropecuários. É a responsável pela execução da Defesa Agropecuária na Bahia.

 

2.       De que forma posso contar com os serviços prestados pela ADAB?

 

RESP: Todos os produtores e agricultores podem ser atendidos, é só cadastrar sua propriedade ou sua atividade rural e/ou urbana na ADAB.

 

3.       Quais são os serviços oferecidos pela ADAB na área da Defesa Sanitária Vegetal?

 

RESP: Emissão de documentos de trânsito (PTV e PTIV); Cadastro de Unidades de Produção e de Consolidação (pack house); Cadastro de Revendas de Agrotóxicos; Cadastro de Viveiros para Produção de Material Propagativo (mudas); Treinamento e Habilitação de Responsáveis Técnicos - RT’s (Eng. Agrônomos e Florestais) para Emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO); Monitoramento de Pragas; Fiscalização do Trânsito de Vegetais.

 

4.       Que são pragas?

 

RESP: Organismos capazes de causar danos e doenças em plantas. Como exemplo, temos ácaros, vírus, fungos, bactérias, insetos, nematóides (vermes dos solos).

 

5.       Que é CFO?

 

RESP: É o Certificado Fitossanitário de Origem, documento que atesta o produto vegetal na sua origem, garante sua qualidade fitossanitária e é emitido pelos RT’s (Eng. Agrônomos e Florestais) que atuam na iniciativa privada.

 

6.       Que é PTV?

 

RESP: Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV), pode ser emitida pelo RT e autorizada pelo Fiscal Estadual Agropecuário da ADAB. A PTV é emitida para culturas que tem regulamentação de pragas e é o documento exigido para o trânsito interestadual de vegetais. Para que uma PTV seja emitida pela ADAB, se faz necessário a apresentação do CFO.

 

7.       Que é PTIV?

 

RESP: Permissão de Trânsito Interna de Vegetais (PTIV) é obrigatória para trânsito intermunicipal no Estado da Bahia. Sua emissão não requer a apresentação de CFO.

 

8.       Quais documentos necessários para exportar frutos para outros países?

 

RESP: Se os países importadores possuem exigências fitossanitárias, os vegetais necessitarão de CFO, PTV e de Certificado Fitossanitário (CF) – documento fornecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

9.       O produtor de material propagativo (mudas) precisa se cadastrar na ADAB?

 

RESP: Se estiver produzindo mudas que possuem algum tipo de regulamentação, sim, precisa!

 

10.   Quais as condições técnicas para se produzir mudas cítricas no Estado da Bahia?

 

RESP: Ter um projeto e RT inscritos no RENASEM – Registro Nacional de Sementes e Mudas (documento fornecido pelo MAPA); possuir uma estrutura telada para produzir, desde os porta-enxertos até as mudas; ter sementes e borbulhas certificadas; possuir cadastro na ADAB.

 

11.   Quais os cuidados o agricultor deve ter no preparo da calda e uso do agrotóxico?

 

RESP: Use o Equipamento de Proteção Individual (EPI): Calça, Blusão, Avental, Luvas, Botas, Óculos, Protetor Facial, Gorro/Boné. Durante a aplicação, nem coma alimentos, nem beba nada, nem fume.

 

12.   Que fazer com as embalagens vazias de agrotóxicos?

 

RESP: Não Reutilize! Quando estiver finalizando o conteúdo da embalagem, durante o preparo e aplicação do produto, faça a tríplice lavagem (lave 3 vezes a vasilha e despeje o conteúdo no tanque/bomba de pulverização), fure o fundo da embalagem e devolva ao fabricante através dos postos de recolhimento.

 

13.   Como faço para manter contato com a ADAB?

 

RESP: A ADAB está presente em todo o estado da Bahia, através de 27 (vinte e sete) Serviços Territoriais de Defesa Agropecuária distribuídos nas principais regiões produtoras e nos 417 (quatrocentos e dezessete municípios) através dos escritórios locais ou Unidades de Vigilâncias Locais – UVLs. O contato pode ser feito ainda através dos telefones: (71) 3194-2000 e 0800 284 0011.

 

14.   Como cancelar a PTV? 

 

RESP: O próprio servidor que cadastrou a PTV tem a opção de cancelar. Ao pesquisar, verifique no lado direito a opção de cancelar. 

 

15.   Como fazer o pré-cadastro? 

 

RESP: Tem que acessar o site da ADAB e ir no campo de Atenção Siapec3. Posteriormente clicar no link do portal de serviços (terceiro) e clicar nos campos que o correspondem. 

 

16.   Como cadastrar uma GTA blocada?


RESP: Pesquisa na lupa por Emissão de GTA> cadastro> vai estar marcado como  “informatizado” altera para “Blocado” e cadastra as informações da mesma,  ao finalizar o sistema irá perguntar sobre a arrecadação marca a modalidade Pós-pago onde vai gerar o boleto DAE. 

OBS: GTA blocada não aceita pré-pago, então o servidor só deve emitir o DAE pelo próprio sistema. 

 

17.   Como cadastrar um produtor de fora do estado? 

 

RESP: Para efetuar o cadastro, será necessário clicar na lupa na parte superior da tela inicial, e digitar: propriedades - outros estados. Após clicar, basta acessar a aba de cadastro e preencher os campos. 

 

18.   Como cancelar uma GTA? 

 

RESP: Vai ser necessário abrir um processo no SEI, solicitando o cancelamento pelo produtor ou servidor, junto com os boletos, comprovantes de pagamento e o motivo.  

 

19.   Como tirar o nome cópia da GTA? 

 

RESP: Como ocorre queda de energia ou internet, o sistema tem essa opção para GTA, sendo do dia, é só entrar em contato com o suporte nas linhas (71) 3194-2088 , (71) 3194-2087 e solicitar. 

 

20.   Como ativar exploração pecuária?


RESP: Acesse a lupa na pagina inicial do sistema e pesquise por (ativação de exploração pecuária), pesquisa e efetua a inativação.

 

21.   Como gerar boletos de arrecadação avulso?


RESP: Acesse o site da ADAB em seguida na opção “atenção SIAPEC3” e clique no ultimo link onde será direcionado para o portal de serviços (Geração de Documentos de Arrecadação Avulso) OBS: Pop-up precisa estar liberado

 

22.   Como gerar um pré-pago para produtor pelo cadastro do mesmo?


RESP: Acesse a opção que fica em “atendimento ao cliente>  Como dar carga a seu pré-pago”,digite as informações que são pedidas e gere crédito.

 

23.   Como visualizar a ficha sanitária gerada pelo próprio produtor?


RESP: Após gerar a ficha sanitária o sistema vai encaminhar para o e-mail do produtor que está cadastrada no sistema SIAPEC3, baixe o arquivo e verifique.
OBS: É necessário ter programa para PDF e Descompactar arquivos.

 

24.   Como inserir um marchante no estabelecimento?


RESP: Pesquisa na lupa por "Estabelecimentos> em seguida pesquisa pelo mesmo> abre o cadastro e na lateral do lado esquerda da tela clica na opção (Empresas)

 

25.   Como ter o perfil habilitado para emitir receituário de Brucelose  no Siapec3? 

 

RESP: É  necessário efetuar o pré-cadastro no portal de serviços em Médico Veterinário, preencher todos os campos, documentos e habilitações de Brucelose, após validação do Fiscal da ADAB será liberado o perfil. 

 

Qualquer dificuldade entre em contato com a equipe de Suporte: (71) 3194-2088 / (71) 3194-2087 

Recomendar esta página via e-mail: