• Geolocalização de Propriedades
  • ADAB 22 ANOS

Análise Laboratorial


A ADAB com o objetivo de monitorar a qualidade dos produtos de origem animal, produzidos pelas indústrias registradas no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), realiza análises laboratoriais oficiais microbiológicas e físico-químicas. As análises laboratoriais são pontos-chave no controle microbiológico e visam atestar a conformidade do produto em atendimento às legislações vigentes.


São utilizados parâmetros físico-químicos e microbiológicos exigidos para produtos e água, de acordo com o site, https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/inspecao/produtos-animal/analises-laboratoriais-anuarios-programas. O objetivo da definição desses padrões e sua adoção em toda cadeia produtiva dos alimentos é garantir a saúde do consumidor.


Como análises de combate a fraude, são realizadas: drip test em frango, glazeamento e DNA em pescado, teor de gordura, sacarose, conservantes e índice crioscópico em leite, teor de gordura e umidade em queijos, entre outros.


Para a realização destas análises a ADAB possui termo de cooperação técnica com os laboratórios:


·         LACEN - Laboratório Central de Saúde Pública da BA;

·         CETAB - Centro Tecnológico da Bahia, vinculado a SEAGRI;

·     EMEVZ/UFBA - Universidade Federal da Bahia por meio da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, através dos Laboratórios: de Inspeção e Tecnologia de Leite e Derivados (LAITLACTEOS) e de Inspeção e Tecnologia de Carne e Derivados (LABCARNE).






Recomendar esta página via e-mail: