• Minimanual virtual Planserv
  • Cadastro de Mídias na Secom

Apresentação

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) tem origem numa iniciativa pioneira do Estado da Bahia, seguindo orientação do Governo Federal para a criação das agências executivas no país, conforme determinação do antigo Ministério da Administração. A reorganização do sistema de defesa agropecuária nacional, na década de 90, exigia uma interação entre os setores produtivo, privado e público, caracterizando ações mais amplas e bem definidas, além daquelas consideradas típicas de Estado.

Tendo este conceito de trabalho como premissa, a Secretaria de Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (SEAGRI), reuniu consultores como Décio Gazone (Embrapa), Luciano Figueiredo (Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia) e Cássio Peixoto (na época Assessor Especial da SEAGRI) que formaram um grupo gestor para a criação da Agência baiana.

Assim a ADAB tornou-se uma autarquia sob regime especial, vinculada à Seagri com personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, com sede e foro na cidade de Salvador, Bahia e jurisdição em todo território do Estado. Criada pela Lei nº 7.439 de 18 de janeiro de 1999, regulamentada pelo Decreto nº 7.518 de 08 de fevereiro de 1999 e alterada pelo Decreto nº 9.023 de 15 de março de 2004, a Adab tem a missão de garantir a segurança sanitária no Estado da Bahia, preconizando o desenvolvimento de um agronegócio sustentável e competitivo.

Hoje a ADAB é uma realidade, uma agência moderna, atuante, sintonizada com o setor produtivo que tem como visão ser um referencial de excelência na área de defesa agropecuária, garantindo a sustentabilidade do agronegócio e da agricultura familiar.

Nossa Missão

"Assegurar o desenvolvimento de uma agropecuária competitiva, sustentada no desafio da economia globalizada, através, da inspeção e controle da saúde dos animais e vegetais, garantindo o nível de proteção adequado aos consumidores, bem como a melhoria do meio ambiente"

Nossa Visão

"Ser um referencial de excelência na área de defesa agropecuária, na contínua busca da sustentabilidade do negócio rural."
  
  
 
Recomendar esta página via e-mail: