• Conferência de Defesa Agropecuária
  • Minimanual virtual Planserv

Noticias

14/05/2018 15:50

Bahia Produtiva recebe missão de supervisão do Banco Mundial

Uma equipe, composta por especialistas do Banco Mundial, deu início, nesta segunda-feira (14), a uma Missão de Apoio à Implementação e Supervisão das ações do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A abertura da Missão foi realizada com a presença do titular da SDR, Jerônimo Rodrigues; do diretor-presidente da CAR, Wilson Dias; do coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral; da gerente do projeto e especialista sênior em Desenvolvimento Rural, Fátima Amazonas; e da equipe do projeto. O objetivo é observar os resultados já apresentados pelo Bahia Produtiva e avaliar se os investimentos que estão sendo executados poderão ser finalizados de forma satisfatória como está previsto no acordo de empréstimo.

Rodrigues afirmou que já é possível ver resultados de algumas cadeias produtivas: “O governador Rui Costa é um entusiasta do projeto e está disposto a discutir pessoalmente alguns pontos que forem necessários para promover mais desenvolvimento para comunidades rurais do estado”.

Já Wilson Dias destacou que o projeto avançou em alguns pontos, como capacitação e assistência técnica, por exemplo: “É um momento de fazer os ajustes necessários para que os objetivos traçados se cumpram”.

A representante do Banco Mundial ressaltou que um aspecto importante da avaliação é a “reflexão sobre o que, de fato, está indo bem e o que precisa melhorar”.

A Missão segue até a sexta-feira (18) e conta ainda com visita à Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores (Cooperbac), no município de Barra do Choça, no sudoeste baiano, e a Fábrica de Chocolate da AMMA, em Simões Filho, onde há investimentos do projeto.

Água

O primeiro dia da Missão contou também com uma avaliação do componente 2 do Bahia Produtiva, que diz respeito à água e saneamento Domiciliar, realizada em parceria com a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb).

Bahia Produtiva

O Bahia Produtiva é uma ação do Governo do Estado, por meio da SDR/CAR, voltada para financiar projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de interesse das comunidades mais pobres da Bahia nos 27 Territórios de Identidade do Estado. Estão sendo investidos ao longo de cinco anos, desde 2015, US$ 260 milhões, por meio de um acordo de empréstimo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird/Banco Mundial).


Fonte: ASCOM / SDR

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.