• Hemoba Prodeb

Noticias

13/06/2018 08:06

ADAB certifica matadouro de aves com SISBI

Na segunda-feira (11), mais um matadouro de aves e coelhos recebeu o Sistema Brasileiro de Inspeção de produtos de Origem Animal (SISBI). O Certificado foi entregue pelo Diretor-geral, Bruno Almeida, da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) aos sócios-proprietários da empresa PJS Indústria de Alimentos LTDA. Com isso, além da comercialização estadual, através do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) a empresa poderá realizar o comércio dos produtos em todo o território nacional.

a

O SISBI faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA). Ele torna homogêneo a inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. “Feliz em saber que mais uma empresa consegue essa certificação no nosso Estado. Ao todo, são 13 agora com SISBI. Isso nos torna mais forte economicamente, mas também prova que os empresários estão se empenhando para garantir os nossos status fitossanitários”, enfatizou o Diretor-geral da ADAB, Bruno Almeida, no momento da entrega do certificado.

Os requisitos para adesão ao SISBI foram instituídos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


Segundo o Diretor de Inspeção da ADAB, Willadesmon Santos, a agência estadual realiza um trabalho de excelência na fiscalização dessas empresas. “Nós temos um corpo técnico altamente qualificado. Realizamos defesa agropecuária para que o nosso Estado esteja cada vez mais protegido e, consequentemente, desenvolvido. Essa é uma preocupação do Governador, Rui Costa, para que a gente possa aliar a fiscalização com o desenvolvimento e a educação sanitária proporcionando Saúde pública”, enfatizou.

Também participou da reunião o assessor especial da ADAB, João Rabelo.

a

O SISBI

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

Os requisitos e demais procedimentos necessários para a adesão ao SISBI-POA já foram definidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Também foram instituídos gestores estaduais para atuarem como técnicos de referência junto às Superintendências Federais de Agricultura (SFA), responsáveis pela divulgação e orientação aos serviços de inspeção interessados na adesão ao sistema.

Fonte: ASCOM (ADAB) – Com informações do MAPA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.