• Minimanual virtual Planserv

Noticias

27/02/2019 16:50

Cadeia produtiva do café recebe investimentos para qualificar a produção

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), firmou convênio, nesta terça-feira (26), com a Cooperativa Agropecuária do Extremo Sul da Bahia. A ação, que prevê investimentos da ordem de R$ 676 mil, é executada no âmbito do edital de Alianças Produtivas Territoriais, do projeto Bahia Produtiva. Serão atendidas 182 famílias produtoras de café, assentadas de reforma agrária, ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do município de Prado. O ato foi realizado na sede da SDR, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural em exercício, Jeandro Ribeiro, essa ação integra a estratégia das alianças produtivas, que visa incorporar o setor produtivo da agricultura familiar ao segmento empresarial e traduz em uma realidade já estabelecida. “Esse convênio vai trazer para essas famílias a efetividade da política pública, além de fortalecer o segmento produtivo do café conilon”. Ribeiro observou ainda que os investimentos devem alcançar os R$ 2,5 milhões na qualificação da produção do café.

De acordo com o presidente da cooperativa, Hervison de Oliveira, os investimentos possibilitarão a agregação de valor à produção de café dessas famílias, que passará a ganhar visibilidade com o apoio do Governo do Estado. “A gente já produz e, com esse investimento, teremos a oportunidade de acessar o mercado e ter um produto reconhecido”.

Oliveira explicou que as famílias produtoras comercializam ainda por meio de atravessadores, o que vai mudar com a qualificação da produção. A cooperativa, que já produz o café sem agrotóxicos, está em processo de adequação para a certificação de produção agroecológica participativa.

Os recursos são destinados às contratações de serviços de assessoria técnica, gestão da aliança produtiva, implementação do plano de comunicação e marketing, consultoria individual para a elaboração e acompanhamento do plano de negócios.

Fonte: Ascom/SDR

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.