• Hemoba Prodeb

Noticias

19/03/2019 20:00

ADAB leva educação sanitária para o território do Velho Chico

Durante todo o mês de março a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (ADAB), vem realizando no território do Velho Chico ações de educação sanitária. No município de Bom Jesus da Lapa, acontece uma ampla campanha educativa de combate ao abate e comercio clandestino de carne e outros produtos de origem animal. A campanha conta com apoio da Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa, por meio das secretarias de Saúde, Educação, Administração, além do Núcleo Territorial de Educação – NTE.

 

A campanha também conta com o apoio do Ministério Público (MP) e da iniciativa privada. O objetivo é proporcionar que alunos, professores, funcionários das escolas e a comunidade em geral sejam agentes multiplicadores da educação, através de processos de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária. Isso possibilita o exercício pleno da cidadania como a melhoria na qualidade de vida da população. A estratégia utilizada é feita com palestras, exibições de vídeos sobre a temática, distribuição de material informativo e apresentações teatrais "Carne de olho na Qualidade".

 

Inseridos nesse contexto, está a conscientização da população sobre os perigos do ponto de vista higiênico/sanitário, decorrentes do consumo de carne contaminada, proveniente do abate clandestino, gerando problemas de saúde pública. Além, de estabelecer diversas parcerias com entidades e órgãos públicos para ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos pela ADAB. Isso estimula a gestão participativa dos atores envolvidos nas políticas públicas relacionadas aos serviços de defesa sanitária.

a

 

Diversas escolas da rede pública de ensino, marchantes, açougueiros, agentes de saúde e endemias são o público alvo da campanha. Durante toda a terça-feira (19) as palestras ocorreram nas escolas municipais: Paulo Freire, Pequeno Príncipe, Vitalina Maria de Jesus e Profª Martinha. Nesta quarta-feira (20) as atividades acontecem nas escolas: Sagrada Família e Otacílio José das Neves. As atividades educativas em Bom Jesus da Lapa irão até o dia 29 de março, depois serão ampliadas para outros municípios da região.

 

O projeto está sendo ministrado pelos servidores Irma do Amor e Adilson Pinheiro, ambos vinculados a Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária (DIPA). 

a

Fonte: ASCOM - ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.