• Minimanual virtual Planserv

Noticias

05/04/2019 17:10

Mais três servidores da ADAB estão aptos para operar aeronaves remotamente pilotadas

Na manhã dessa sexta-feira (05) três técnicos da ADAB receberam o certificado do Curso de Operador de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (CORPAS), para atuar com ‘drones’. A solenidade aconteceu no Grupamento Aéreo da PM-BA (GRAER). O curso foi promovido pelo Grupamento Aéreo da PM-BA (GRAER). Com essa nova tecnologia a ADAB passará a dar ainda mais agilidade nas fiscalizações tanto na área de Defesa Sanitária Vegetal (DDSV), quanto na Defesa Sanitária Animal (DDSA) e de Inspeção (DIPA).

Essa é a segunda turma da agência em formação. Na primeira, foram seis servidores e com mais esses três a agência soma um total de nove servidores aptos. A ADAB está adquirindo essas aeronaves e elaborando uma legislação para facilitar e dinamizar as fiscalizações. Com esse equipamento aumenta a eficácia da defesa e reduz custos.

Na Diretoria Animal, por exemplo, poderão ser acompanhadas as vacinações assistidas, o monitoramento de aves migratórias e ter acesso aos abrigos de morcegos. Na vegetal, com o monitoramento de grandes áreas, o vazio sanitário da soja e do Algodão e na inspeção o monitoramento prévio de terrenos para análise de plantas nos registro de novas agroindústrias.

a

O CORPAS é reconhecido como curso de interesse pelo Exército Brasileiro. Existem quatro projetos pedagógicos, sendo três estágios e um curso. São eles: estágio para Formação de Piloto de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS) Classe 3, realizado pela Força Aérea Brasileira; Estágio de Operador de Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP) FT 100, realizado por um estabelecimento civil de ensino; Estágio de Operador de Sistema Aéreo Remotamente Pilotado, promovido por um estabelecimento civil de ensino e Curso de Operador de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (CORPAS), promovido pelo Grupamento Aéreo da PMBA (GRAER).

Também participaram da cerimônia o diretor de defesa animal, Rui Leal, e a diretora de defesa vegetal, Rosangela Knupp.

Fonte: Ascom - ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.