• Hemoba Prodeb
  • Febre Aftosa

Noticias

08/04/2019 15:40

Grupo de atendimento sanitário emergencial recebe capacitação

Começou na manhã dessa segunda-feira (08) e segue até a próxima sexta-feira (12), mais uma capacitação para o Grupo Especial de Atendimento Sanitário Emergencial (GEASE). Dessa vez as atividades acontecem no município de Entre Rios (Subauma). Cerca de 50 servidores (médicos veterinários e fiscais agropecuários), da Agência de Defesa Agropecuária (ADAB) participam dessa edição. Na abertura, o diretor-geral da agência, Bruno Almeida, esteve com o diretor de defesa sanitária animal (DDSA), Rui Leal, e reiterou a importância do encontro.

 

“Apoiamos as iniciativas de capacitação das áreas técnicas. A ADAB é eminentemente técnica, por isso precisamos viabilizar constantes capacitações. Essa semana nós temos ações de capacitação do GEASE e o treinamento em frigorífico da diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária (DIPA). Isso comprova o nosso compromisso com a área técnica. Gostaria de agradecer aos instrutores que vieram ministrar palestras com o objetivo de enriquecer o conhecimento dos nossos servidores. A agência é referência nacional em defesa agropecuária, e isso se deve muito por conta de nosso corpo técnico, que muito nos orgulha”, ressaltou.


a

 

Os treinamentos têm como objetivo capacitar o Serviço Veterinário da ADAB em especial no atendimento inicial frente a uma suspeita de doença emergencial. As atividades serão ministradas pelos seguintes representantes. Katherine Sharlene (auditora fiscal - PNFAS/SFA/MT); Ângela Jardim (auditora fiscal - PNFA/SFA/MT); Márcio Alex (coordenador técnico – IDARON/RO); Marcelo Fernandes (LANAGRO – MG); Edviges Maristela (Gerente do Laboratório de Referência OIE/FAO); Pedro Leopoldo (Panaftosa/OPS/OMS); Gabriel Torres (Auditor Fiscal – PNFA/UTRA/Campinas); Roberto Bueno (Fiscal Agropecuário – Diretor executivo do IAGRO/MS); Verena Mendes (Fiscal Estadual - ADAB/BA) e Antônio Valemtim (coordenador de projetos especiais – ADAB/BA).

 

Apesar da capacitação ser voltada para a Febre Aftosa, na abertura tanto o diretor-geral, quanto o diretor de defesa animal (DDSA), Rui Leal, reiteraram a necessidade da fiscalização permanente com relação a Peste Suína Clássica. “Estamos montando um planejamento de prevenção, já que temos casos registrados no Ceará e no Piauí. Estamos intensificando as fiscalizações, a intensificação da vigilância epidemiológica, vamos realizar as análises laboratoriais e clinico - epidemiológicas. No mais é desejar um excelente curso e ter a certeza que temos uma das equipes mais capacitadas do Brasil”, concluiu.

 

 

Temas como a “Situação da Febre Aftosa na America do Sul”, “Avaliação do Plano de Ação e Implementação das Ações do Plano Estratégico (PNEFA), “Sistema Brasileiro de Emergência Veterinária (Febre Aftosa), além de simulados serão apresentados.

 

A capacitação do GEASE é uma parceria da ADAB com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O Superintendente Federal da Agricultura, Altair Santana, também esteve na abertura do evento.

Fonte: ASCOM - ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.