• Hemoba Prodeb

Noticias

12/05/2019 15:50

Tecnologia dinamiza a atividade da caprinovinocultura em Casa Nova

Com o objetivo de criar melhores condições para a criação de animais, com a possibilidade de armazenamento da alimentação animal, especialmente em períodos de estiagem, foram entregues, neste sábado (11), seis máquinas forrageiras, a associações de agricultores familiares do município de Casa Nova, no norte da Bahia. Com investimento de R$ 91,6 mil, a ação é do Governo do Estado, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em articulação com a Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), unidades da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A entrega ocorreu na comunidade Rancho Alegre, em Casa Nova, durante Audiência Pública que debateu questões relacionadas à regularização fundiária. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, a SDR, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), está trabalhando na regularização da documentação de posse dessas terras, a partir de uma ação conjunta com a Prefeitura de Casa Nova. "Nós do Governo do Estado nos somamos aos esforços dos agricultores familiares envolvidos nesta questão fundiária para buscar e encontrar a melhor saída”, afirmou. 

O titular da SDR acrescentou que o Estado é parceiro não somente nesta questão, mas também em ações como a da entrega das seis máquinas forrageiras. “O objetivo é ampliar iniciativas que estão gerando o desenvolvimento da agricultura familiar em Casa Nova e em toda a Bahia, tanto pelo Pró-Semiárido, quanto Bahia Produtiva, projetos que promovem as condições para que os agricultores familiares possam abastecer de alimentos os lares baianos”.

De acordo com o presidente da Associação de Fundo de Pasto dos Pequenos Produtores e Apicultores de Ladeira Grande, Antônio Santos, a máquina vai contribuir para o avanço na criação dos animais. "Essa é uma ação muito importante do Governo que está beneficiando 20 produtores e representa um grande avanço da comunidade". O agricultor contou que, por meio de outros projetos do Governo do Estado, essas famílias já receberam algumas cabras.

Itamires Castro, da Associação dos moradores do povoado de Lagoa do Alegre, também comemorou a entrega da máquina. "São 80 famílias beneficiadas com a chegada da máquina forrageira. Esse equipamento servirá de auxílio para o corte e processamento da ração dos nossos animais, que são a base para o sustento das famílias atendidas por essa ação".

Audiência pública

O evento, que debateu questões relacionadas ao histórico de grilagem de terras no município de Casa Nova, teve como resultado a formação de uma comissão, formada por representantes da sociedade civil organizada e poder público, municipal e estadual, para que sejam resolvidas as questões de documentação das propriedades rurais e outras providências.

O encontro incluiu a participação de dirigentes da SDR, equipes técnicas da CAR, Suaf e CDA, de padres da Igreja Católica, representantes da Prefeitura Municipal de Casa Nova, do poder legislativo municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, associações comunitárias, movimentos sociais e parlamentares, Ministério Público do Estado, polícias Civil e Militar, entre outras representações.

Fonte: Ascom/SDR

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.