• Campanha Febre Aftosa 2

Noticias

06/07/2019 09:40

Bahiater realiza mutirão de DAP no município de Santa Cruz de Cabrália

Agricultores familiares assentados da Reforma Agrária, do Assentamento Lulão, situado no município de Santa Cruz de Cabrália, Território de Identidade Costa do Descobrimento, estão sendo beneficiados, nesta sexta-feira (5), com um mutirão para a emissão ou renovação da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf).

A ação é uma estratégica da Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para o fortalecimento da agricultura familiar. Com a DAP/Pronaf, os agricultores familiares podem acessar a diversas políticas públicas, a exemplo do Pronaf, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater).

João Neto, coordenador da Bahiater, no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) Costa do Descobrimento, com sede em Eunápolis, explica a importância de ser realizado o mutirão, em um assentamento da reforma agrária: “Estamos empoderando estes beneficiários para que eles possam, por meio da DAP, ter a oportunidade de participar das chamadas públicas, e com isso, vender os seus produtos nos mercados internacionais, além de acessar o crédito nas instituições bancárias. É um documento que certifica agricultores familiares”. 

Antônio Pestana, assentado da Reforma Agrária, do Assentamento Lulão, relata os benefícios já adquiridos pela DAP: “Com ela, conseguimos vender nossos produtos para a merenda escolar e também nos hotéis de Porto Seguro. Sem a DAP, não é possível vender nossos produtos em nenhuma instituição”.

A agricultora familiar assentada da Reforma Agrária Célia Santos tirou a DAP pela primeira vez e conta suas expectativas para comercialização da sua produção voltada para o cultivo de hortaliça, feijão e mandioca: “Com este documento, vamos acessar o mercado para a venda dos nossos produtos. A DAP é importante para nos pequenos agricultores. Com ela, pretendemos conseguir empréstimo no banco para melhorar nossa produção, conseguir o auxílio doença ou o auxílio maternidade”.

Fonte: Ascom / SDR

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.