• Banner Aftosa
  • Hemoba Prodeb

Noticias

08/08/2019 11:00

Seminário discute agricultura familiar na Bahia

Agricultura Familiar em debate: avanços e perspectivas foi tema de seminário realizado, nesta quarta-feira (07), no auditório Jorge Calmon, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador. 

O evento integrou a programação da Semana da Agricultura Familiar, que acontece na Alba, até esta quinta-feira (08), paralelamente à Feira Livre da Agricultura Familiar, onde estão sendo comercializados produtos orgânicos, como frutas, hortaliças, cafés, entre outros. 

Presente no evento, Jeandro Ribeiro, chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), destacou a importância do seminário por promover a discussão sobre um tema primordial para a agricultura familiar que é a assistência técnica e extensão rural (Ater): " A SDR, órgão do Estado que tem o papel de fortalecer a agricultura familiar e suas políticas públicas, se faz presente neste evento apresentando seus números, suas estratégias, entendendo ainda mais a dinâmica dos movimentos sociais que a representa. Sempre buscamos que as políticas públicas cheguem em consonância com a Assistência Técnica e Extensão Rural, porque sabemos a eficiência dela". 

Cristina Nascimento, coordenadora nacional da Articulação do Semiárido (ASA), considera que o seminário mostra a força da agricultura familiar baiana. "Este momento, aqui na Bahia, é um momento de reafirmar a agricultura familiar na centralidade da sua ação econômica, política e social para o desenvolvimento rural. Você ter um Estado, um Governo, junto com a sociedade civil fazendo este debate é entendermos que a agricultura familiar não pode retroceder ao lugar do esquecimento, da  invisibilidade. É também um momento de afirmativa, de trazer os sujeitos para uma construção coletiva em torno de uma luta só, que é a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável".

Vasco Aguzzoli, representante do Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF), disse que o diálogo é fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar: "Este seminário possibilitou o diálogo com o Legislativo e o Executivo, também com as organizações da sociedade civil sobre a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural como um elo de ligação entre todas as políticas públicas no escopo do cooperativismo e da economia solidária."

 

Mais informações - A Semana da Agricultura Familiar é promovida pela Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa da Bahia e por organizações sociais, como a Articulação do Semiárido Bahia (ASA-BA), o Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), a Articulação de Agroecologia na Bahia (AABA), o Fórum de Combate aos Agrotóxicos e a Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (Refaisa), em parceria com Governo do Estado, por meio da SDR/Bahiater.

Fonte: Ascom / SDR

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.