• Banner Aftosa
  • Hemoba Prodeb

Noticias

14/08/2019 14:14

Técnicos da ADAB participam de simulado internacional de Combate à Aftosa

Os representantes da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) Antônio Maia e Iram Ferrão participam, até sexta-feira (16), do "Exercício simulado conjunto de contenção e atenção a um foco de Febre Aftosa – Brasil – CVP/BID”, que acontece em São José dos Pinhais, no Paraná. Cerca de 160 técnicos de todos os estados brasileiros além de veterinários do Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile e Bolívia atualizam as informações e treinamentos em cenários distintos montados pela organização do evento.

As ações reforçam o objetivo conjunto de tornar o Brasil livre da aftosa sem vacinação. Para o responsável técnico da Agência baiana no PNEFA (Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa), Antônio Maia, o simulado é de extrema importância como atividade preparatória para Defesa Agropecuária do Brasil diante de eventuais situações de emergência sanitária, envolvendo a doença. A promoção do evento é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) através do Departamento de Saúde Animal.

“É um exercício prático diante de um foco e integra o elenco de estratégias para fortalecer a capacidade de reação do Serviço Veterinário oficial diante de sua ocorrência. O próximo passo será montar um simulado com essas características para qualificar ainda mais as equipes da ADAB”, ressaltou Maia.

O segundo participante da ADAB no evento é Iram Ferrão, Fiscal Estadual Agropecuário da Agência, em Itapetinga. A equipe da Bahia foi integrada também por Márcia Cunha, da Superintendência Federal de Agricultura na Bahia (Ministério da Agricultura). O simulado conta com apoio do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Comitê Veterinário Permanente do Mercosul (CVP).

a

Fonte: ASCOM - ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.