• Hemoba Prodeb

Noticias

10/10/2019 12:40

Bahia reforça status de zona livre do Greening durante reunião nacional

A ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) está presente em Araraquara (SP) na reunião sobre Huanglongbing dos Citros (HLB) ou Greening, para discutir novas propostas de atualização da Instrução Normativa 53/2008, coordenada pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

 A Bahia é a segunda maior área plantada de cítricos do país e trabalha para continuar como zona livre do Greening. A coordenadora do projeto Fitossanitário do Citros da ADAB, Dra Suely Xavier e o Dr. Francisco Laranjeira (EMBRAPA/CNPMF), falaram sobre a parceria da ADAB com a EMBRAPA e os métodos e procedimentos utilizados na Bahia, que tem gerado resultados positivos. “Com ações típicas de Defesa Sanitária Vegetal e com pesquisas para embasar as decisões estamos conseguindo a manutenção do status de área livre e sem ocorrências desta praga”, ressaltou Suely.

O encontro foi aberto pelo presidente do FUNDECITRUS (Fundo de Defesa da Citricultura), Dr. Lourival Mônaco, que reforçou a importância de  apresentar uma proposta de atualização da IN53/2008, na próxima reunião da Câmara Nacional de Citricultura.

Também participaram do evento, representantes dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

A


Fonte: ASCOM - ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.