• Campanha Febre Aftosa 2

Noticias

11/10/2019 14:59

Cochonilha-do-carmim continua sob controle na Bahia

A Cochonilha-do-Carmim, considerada a principal praga endêmica que ataca os plantios de palma forrageira está sob controle na Bahia, e não há risco de disseminação no Estado.

   

Na Bahia, nos últimos três anos, foram registradas ocorrências pela ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), nos municípios de Glória, Paulo Afonso, Macaúbas, Botuporã, que foram imediatamente erradicados.  Essa semana, em Jacobina, no distrito de Lajes dos Batatas, equipes da ADAB realizam varredura para erradicar plantações em duas roças infestadas. A intervenção envolve o perímetro perifocal (raio de 10 km a partir da ocorrência) para a identificação de possíveis novos focos.


a

 

A SDR em parceria com a ADAB distribuiu mudas de variedade resistentes nas propriedades de agricultores familiares onde as plantações foram eliminadas devido a incidência da Cochonilha.  Nos últimos anos, a SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional), através da SUAF (Superintendência de Agricultura Familiar), e a BAHIATER (Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural) distribuiu 25 milhões de mudas, das variedades miúda ou doce, resistentes à Cochonilha-do-Carmim, sendo 5 milhões somente em 2019.

 

A ADAB tem adotado providências, através de frentes diversas, com ações de educação fitossanitária que incluem palestras, reuniões com pequenos produtores em sindicatos rurais e nas propriedades, além de veiculação de entrevistas com os técnicos nas rádios locais. Os fiscais acompanham a limpeza dos terrenos, a incineração das plantações afetadas e o replantio com mudas resistentes.


a

Fonte: ASCOM - ADAB

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.