Reforçando a sua atuação e diálogo, não só com o setor produtivo, mas com toda a sociedade, que consome os alimentos produzidos no campo ou beneficiados, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) esteve presente no Bahia Origem Week, evento de origem e negócios que movimentou a capital baiana, nos últimos quatro dias.
Empresários, estudantes e o público visitante em geral, conheceram de perto o trabalho do órgão, que atua na fiscalização agropecuária, mas também na educação sanitária, promovendo a saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente. Além de discutir as normas e critérios para obtenção de registro de inspeção, pelas unidades agroindustriais, a Agência orientou consumidores sobre a importância de adquirirem alimentos seguros e regulares, a identificarem as informações nas rotulagens e características, que evidenciam se o alimento está próprio ou não para consumo, a exemplo da coloração de carnes.
Na palestra, ministrada pelo diretor de Inspeção da Adab, José Ramos, foram apresentadas as principais certificações que viabilizam a comercialização a nível municipal (SIM), estadual (SIE), entre diferentes estados da federação (SISBI e SIF), este último também para comercialização internacional (SIF). Ele lembra que todos os selos conferem que a produção passou por um rigoroso controle de qualidade.
A produção de origem, artesanal, e sua importância para os pequenos produtores também tiveram destaque. A Adab apresentou aos visitantes o SELO ARTE.
”Essa certificação nacional contribui para a preservação da cultura e da identidade dos produtos artesanais, valorizando o conhecimento tradicional e as características únicas de cada região. Ele também fomenta o desenvolvimento local, gerando renda e emprego nas comunidades produtoras”, definiu a coordenadora de Agroindústrias de Pequeno Porte da Adab e palestrante, Maria Cristina Brito.


Além da programação técnica, a Adab divulgou as principais ações e programas, no seu estande institucional, ponto de encontro também para estudantes, técnicos e autoridades.
O evento
Uma edição histórica que quebrou todos os recordes. Durante os quatro dias de realização, o Bahia Origem Week reuniu mais de 30 mil visitantes, 250 expositores e movimentou mais de R$ 15 milhões em negócios. A presença do governador Jerônimo Rodrigues e sua comitiva, ontem, marcou o encerramento desse evento, que já se consolida no calendário de feiras do estado. O diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, acompanhou o chefe do Executivo durante a visita aos empreendimentos
Com destaque nas cadeias produtivas, o evento promoveu interação e negócios entre pequenos agricultores, microempreendedores e empresários, de norte ao sul da Bahia. Uma programação extensa, com foco na valorização das 13 zonas turísticas da Bahia, com expositores, produtos de origem e mais de 400 marcas

Ascom/Adab
Ana Paula Loiola
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