Com apoio da Adab, o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV/BA), através da Cesu, a Comissão Estadual de Saúde Única, realizou entre os dias 17 e 18 de outubro, a 3ª Conferência de Saúde Única da Bahia.
O evento, realizado na Unifacs, em Salvador, reuniu médicos veterinários, zootecnistas e profissionais da área de saúde em um evento multidisciplinar que discutiu as zoonoses mais importantes da atualidade, além de buscar a aproximação dos entes com maior responsabilidade com as saúdes animal, humana e ambiental.
“É importante dizer que a saúde única não deve se prestar apenas a um objetivo final de se obter a saúde humana, mas atender a todas as saúdes, para além da Saúde do ser humano, também do meio ambiente, com a preservação da vida selvagem, e dos animais de companhia e de produção”, pontua a secretária-geral do CRMV/BA e membro da Cesu, Maria Tereza Mascarenhas.
A programação contou com a discussão de temas atuais como desastres ambientais, influenza, arboviroses, resíduos contaminantes na água e em alimentos, raiva e esporotricose, doença fúngica que vitimiza gatos e humanos. O encontrou abordou também, através de um painel discursivo final com a participação de especialistas, as chamadas “Doenças Negligenciadas”, como tuberculose, toxoplasmose, Leishmaniose, Chagas e Mormo.
O evento contou ainda com a palestra do coordenador do Programa de Sanidade Avícola da Agência, José Klinger Filho, que falou sobre o cenário atual da Influenza Aviária no contexto da Defesa Agropecuária.