A Adab deu início ao Treinamento em Gestão da Qualidade APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – um sistema de controle sobre a segurança do alimento com análise e controle dos riscos biológicos, químicos e físicos em todas as etapas, desde a produção da matéria prima até a fabricação, distribuição e consumo. Em inglês, a sigla é HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point), sistema aplicado, inclusive, pela Nasa no preparo de produtos alimentícios para os astronautas.

A capacitação é voltada para a equipe de Inspeção Sanitária da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia e realizada na sede da Adab, em Salvador. Dentro do programa, com a participação de 50 profissionais ligados à Medicina Veterinária, também será realizado o treinamento para as Boas Práticas de Fabricação (BPF), aplicadas pelas indústrias nos seus programas de auto-controle e nos procedimentos padrões de higiene operacional.

“A Adab entende ser fundamental a constante atualização e capacitação dos seus profissionais e técnicos para realizar um trabalho padronizado, o que garantirá produtos alimentícios de qualidade e inócuos”, afirmou o diretor de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária, José Oliveira Ramos.

A abertura do encontro contou com a palestra da instrutora dos cursos de auditoria em BPF e APPCC, ministrados pela Organização Panamericana de Saúde – OPAS/OMS, a Auditora Fiscal Federal Agropecuária, Suzane Bittencourt, que tem vasta experiência em auditorias operacionais e de sistemas de inspeção sanitária de produtos de origem animal.

“As indústrias necessitam manter esses programas funcionando para que possam continuar com os seus selos de inspeção estadual ou federal, conforme a nossa legislação nacional determina”, explicou o diretor-geral Paulo Sérgio Luz, presente na abertura do encontro.