A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) foi beneficiada com a entrega de kits de sinalização para reforçar o trabalho das equipes de fiscalização de trânsito que atuam nas barreiras móveis na região oeste do estado. As aquisições foram feitas a partir do Acordo de Cooperação Técnica firmado com instituições parceiras, que visa prevenir a introdução e disseminação de pragas quarentenárias, bem como o transporte irregular de agrotóxicos, grãos de soja, plumas de algodão, amêndoas de cacau, banana.
A entrega foi realizada na tarde de ontem (13), em Luis Eduardo Magalhães. Foram doados ao órgão kits de iluminação veicular para áreas de trabalho, módulo de internet via satélite (Starlink), tenda sanfonada 4x4 metros, bastões sinalizadores recarregáveis, lombadas portáteis, cones balizadores e de canalização, barreiras pantográficas e mono-blocos, sinalizadores solares, lanternas táticas LED USB, além de coletes refletivos amarelos.
Todos os materiais foram entregues oficialmente à Adab para uso em ações de fiscalização e prevenção. Uma iniciativa da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), via FUNDEAGRO e a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA).

“A parceria com o setor produtivo é estratégica para o fortalecimento das ações de defesa agropecuária em nosso Estado e para o pleno cumprimento da legislação. Esse esforço conjunto garante a proteção do patrimônio genético animal e vegetal, fortalece e amplia mercados e promove impactos positivos na economia, no desenvolvimento social e na sustentabilidade ambiental da Bahia”, destacou o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Vinícios Videira, que representou o órgão no ato.
Também participaram os fiscais agropecuários da Adab e coordenadores dos projetos fitossanitários da soja, Genildo Ribeiro dos Santos, e do algodão, Nailton Sousa Almeida, acompanhados do coordenador de Trânsito de produtos de origem vegetal, Uilian Almeida, Catarina Cotrim, coordenadora do Projeto fitossanitário de prevenção à monilíase do cacaueiro e cupuaçuzeiro e Carlindo Rodrigues, coordenador de projetos especiais da Diretoria de Defesa Sanitária Vegetal.
A ABAPA foi representada pela presidente, Alessandra Zanotto, e pelo diretor executivo Gustavo Rodrigues, e a AIBA, pela diretora executiva Liziane Ferreira e o Diretor de Agronegócio, Aloísio Júnior.
“Essa iniciativa reforça o compromisso da parceria público privada que construímos ao longo dos anos por meio do Programa Fitossanitário, que une os esforços das equipes da Abapa, da Aiba e da Adab. Com essa atuação conjunta, demonstramos que parcerias bem estruturadas geram resultados mais sólidos, eficientes e duradouros”, afirmou a presidente da Abapa, Alessandra Zanotto Costa.
Com esses equipamentos, a expectativa é garantir maior eficiência na fiscalização de transporte rodoviário de máquinas agrícolas que possam estar contaminadas com pragas como o ácaro rajado, além de coibir o transporte interestadual de sementes piratas e outras cargas que representem risco sanitário às lavouras baianas. A presença das barreiras também contribui na prevenção de furtos e roubos de cargas, uma vez que as operações são frequentemente realizadas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e forças de segurança estaduais.
