Na quarta-feira, 10, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), promoveram uma reunião técnica para tratar sobre os riscos da comercialização do leite “in natura”, e o planejamento de ações para os próximos dias com o objetivo de proteger a saúde da população. Estiveram presentes, o secretário de Saúde, Marlon Pereira; o vereador, Aroldo Brito; os técnicos da ADAB, Carlos Aguiar Ribeiro Filho e Paulo Dalmar Galvão; a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental, Aneilda Gomes Silva; o subcomandante da Guarda Municipal, Rafael Vasconcelos Maia; além de outros representantes técnicos da ADAB e do Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental.
Durante o encontro foram debatidas estratégias e iniciativas que visam combater a comercialização e consumo do leite “in natura”, também chamado popularmente de “leite cru”. Este produto sem pasteurização pode trazer sérios riscos à saúde, em face da contaminação por germes que causam doenças como Brucelose, Tuberculose, Salmonelose e Listeriose, capazes de causar complicações graves e até colocar a vida em risco. Outro fator preocupante é que, na maioria das vezes, o leite in natura é armazenado em recipientes reaproveitados, higienizados de forma inadequada ou, em muitos casos, sequer higienizados, aumentando ainda mais o risco de contaminação.
“Estamos organizando a intensificação de ações que visam coibir a venda do leite sem pasteurização, que é proibida por lei, sendo considerada comércio ilegal, o que também fere o previsto no Código de Defesa do Consumidor! O leite consumido desta forma coloca em risco a saúde e a segurança da população e, por isso, é fundamental que a comunidade saiba que o consumo não é seguro. A pasteurização ou o tratamento UHT/longa vida são os processos que garantem que o leite seja próprio para beber, eliminando microrganismos que causam adoecimento. Assim, recomenda-se que a população não compre leite vendido de forma clandestina e procure sempre consumir produtos de origem segura, inspecionada e com registro.”, destacou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.


Em caso de identificação da venda de leite “in natura” no comércio, entre em contato com o Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental pelo telefone 0800 808 0116.
Fonte: Prefeitura de Jequié (Secretária de Saúde)