Para mitigar os problemas relacionados ao uso de agrotóxicos em plantios de morango em Barra da Estiva e região, aconteceu na última semana um seminário sobre as medidas de controle dos riscos na manipulação e aplicação desses desses produtos.
O encontro reuniu mais de 120 pessoas, incluindo representantes das revendas, produtores rurais e comerciantes de morango, além de autoridades da cidade.
O seminário foi promovido pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em parceria com o Ministério Público (MP-Ba), e com apoio da Prefeitura e visa o atendimento às notificações do estado vizinho, Pernambuco, onde foi detectada a presença de resíduos de agrotóxicos em cargas de morango, comercializadas na CEASA-PE.

O evento contou com a participação de representantes das revendas, produtores rurais e comerciantes de morango além de autoridades do município.
Foram ministradas três palestras sobre a legislação de agrotóxicos e uso seguro pelos fiscais estaduais da ADAB, José Mário Carvalhal, Maria Heloisa Brandão e Ricardo Falcão, que analisaram todas as fases, desde a aquisição, transporte, armazenamento, ao preparo da calda, aplicação e descarte das embalagens vazias.
O evento culminou com o depoimento e recomendações da promotora de Justiça de Barra da Estiva, Maria Salete e com o planejamento de novas ações, que deverão ser implementadas pelos órgãos.
Ascom/Adab
Ana Paula Loiola
71 3194-2044