Hoje é o Dia Nacional do Cacau e, para marcar a data, engenheiros agrônomos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), estiveram em campo na última semana para realizar a 1ª Caravana de Prevenção e Controle da Monilíase do Cacaueiro e Cupuaçuzeiro. O objetivo foi a promoção de atividades para abordar a fitossanidade das lavouras no Território Baixo Sul. A Caravana foi uma iniciativa da Adab em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Una e o MAPA/SFA-BA de Itabuna.

Durante o evento foram capacitadas as lideranças locais enquanto multiplicadores e atendidas oito comunidades rurais de Vila Brasil, Lençóis Belga, Colônia de Una, Cotias, Cairua, Cajueiro 1 e 2, Fortaleza e Rio da Serra. No total de 197 agricultores familiares e pequenos produtores sensibilizados.

Em paralelo também ocorreu a capacitação técnica dos fiscais estaduais da Adab e auditores federais do MAPA/SFA-BA que atuam nos territórios Baixo Sul, Litoral Sul, Costa do Descobrimento, Extremo Sul e Médio Sudoeste da Bahia quanto aos procedimentos operacionais de Vigilância e Educação Sanitária para prevenção da Monilíase.

“Foram dias intensos de aprendizagem e ação efetiva em campo, aplicando as metodologias ativas e vivenciando a motivação e o interesse dos agricultores em aprender sobre a praga, sua prevenção, as boas práticas agrícolas, como fazer a notificação de forma correta”, enfatizou Catarina Matos, coordenadora do Programa de Prevenção à Monilíase do Cacaueiro, salientando que os cacauicultores também saíram da Caravana informados sobre como notificar a Adab em casos de suspeita. “A partir deste evento o compromisso de todos enquanto multiplicadores é ainda maior e, juntos, avançaremos na prevenção e proteção da lavoura cacaueira da Bahia”, finalizou Caratina, antecipando que outras caravanas poderão ser organizadas nos territórios da Costa do Descobrimento e Vale do Jiquiriçá.