Com o objetivo de discutir as demandas do setor e estreitar laços entre instituições, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Associação Baiana de Avicultura (ABA) reuniram técnicos e dirigentes para avaliar estratégias de desenvolvimento, assegurando os melhores níveis de qualidade para o segmento avícola na Bahia. Atualmente o plantel avícola no Estado conta com quase 30 milhões de aves e está na oitava posição entre os 10 maiores produtores do país.

“Estamos falando de um setor muito forte, organizado, que emprega milhares de pessoas e possui uma das maiores perspectivas de crescimento dentro da agropecuária”, analisou o diretor geral da Adab, lembrando que a China já demonstrou interesse nos produtos avícolas baianos e os protocolos iniciais para exportação já estão sendo avaliados junto ao Ministério da Agricultura. No âmbito da Inspeção, existem 14 empresas que atuam como frigoríficos e destes, 12 possuem Selo de Inspeção Estadual (SIE).

Em se tratando de defesa sanitária, a preocupação da cadeia produtiva está relacionada à Influenza Aviária (IA), doença ainda exótica em território brasileiro. “O Ministério da Agricultura estabelece rígidos protocolos de segurança para evitar a introdução nos plantéis nacionais e a Bahia ter sido criteriosa com esse tema”, enfatizou o diretor de Defesa Animal, Carlos Augusto Spínola. Mais de 40 mil exames para detecção de IA já foram realizados na avicultura industrial do estado e até o próximo dia 30 as ações serão feitas com a avicultura de subsistência, com o apoio do setor produtivo.

“Nós entendemos que a Adab está aqui para aconselhar, conduzir e trabalhar em prol do desenvolvimento das nossas atividades, sem deixar de lado a fiscalização que é sua grande responsabilidade social. Por isso, estaremos sempre aqui para contribuir”, afirmou o presidente da ABA, Dario Mascarenhas. Segundo ele, uma das grandes expectativas do setor é a implantação definitiva do Laboratório de Avicultura, para realização exames, análises e testes, incluindo o Dripping Test para frango. O procedimento faz parte da rotina de controle de qualidade do produto para verificar a absorção da água pelas carcaças dentro dos limites estabelecidos. “Sempre mantivemos um relacionamento afinado com a Adab e, junto com vocês, queremos que a Agência esteja na vanguarda das ações para ser referência em sanidade e preservar nosso status sanitário”, completou o vice-presidente, Marcelo Plácido.

Ascom Adab 04/04/23

Tel. 3194-2044/99948-8385