A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) estará presente na 28ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) e 5ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes). A equipe já está instalada, desde ontem (25), na entrada do Parque de Exposições de Salvador, para conferir a documentação sanitária e examinar todos os animais durante a sua entrada no Parque, com objetivo de assegurar a sanidade dos animais durante o período da exposição, competições e leilões.
A expectativa é que cerca de mais de 4 mil animais ingressem até o final do evento, que tem início dia 28 de novembro e termina no dia 06 de dezembro, a Fenagro é a maior exposição do Norte-Nordeste. “A participação da Adab em eventos desta proporção é de extrema importância, pois garante a entrada de animais saudáveis, além de orientar e esclarecer dúvidas dos criadores”, afirma o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira.
Antes da chegada dos animais, os veterinários e auxiliares da ADAB desinfetam todo o local onde os animais serão alojados. Conforme os animais começam a chegar, a equipe da Agência confere toda a documentação exigida, que engloba a Guia de Trânsito Animal (GTA), atestados e exames de sanidade dos animais conforme a espécie (bovídeos, equídeos, aves, caprinos e ovinos).
Para o ingresso nos parques de exposições da Bahia, e do Brasil, o animal passa por vistorias e exames clínicos individuais. Caso apresente alterações clínicas de suspeita de enfermidades, como corrimentos, tosses, mamites, febres e lesões de pele, a entrada não é permitida.
“Outro fator que impede o acesso dos animais em eventos agropecuários é a presença de ectoparasitas, como o carrapato, piolho e sarna, que possam contaminar os outros animais”, orienta o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, ressaltando que as medidas adotadas envolvem a retenção do animal e o retorno dos respectivos animais para a propriedade de origem.
Quando o animal está com documentação irregular ou sem GTA, o criador é multado e o animal retorna para a propriedade para providenciar a regularização conforme a legislação de defesa sanitária animal vigente.
Essa é uma atividade rotineira e a Adab segue as exigências sanitárias vigente na lei nº 7.597 de 2000 e decreto nº 7.854 que busca garantir a sanidade da pecuária baiana.
Exposições Nacionais de Caprinos
Durante a Fenagro acontecerá duas exposições nacionais de caprinos: a Exposição Nacional da Raça Anglo-Nubiana e a Exposição Nacional da Raça Boer. Cerca de mil animais estarão envolvidos nos dois eventos, que contará com a participação de 70 expositores de todo o Brasil.
Para o gerente técnico e médico veterinário Leonardo Moura responsável pela equipe de fiscalização do evento, esclarece que “a participação dos animais nestes eventos, a equipe de fiscais agropecuários da Adab realiza vistoria sanitária individual, onde não é permitido o ingresso de animais com suspeita clínica de linfadenite caseosa, mastite, ectoparasitas, epididimite ou qualquer sintomalogia de enfermidade infectocontagiosa e vesicular. E para os caprinos é exigido exame de Artrite Encefalite Caprina - CAE.”