Cerca de 2 mil mudas de abacaxi foram apreendidas e destruídas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), autarquia vinculada à Secretária de Agricultura (Seagri), durante fiscalização de trânsito agropecuário, entre os dias 20 e 24 deste mês, no município de Itaberaba. A carga estava sem a Permissão de Trânsito Interno de Vegetais (PTIV), documento fitossanitário para circulação no Estado, apresentava sintomas da fusariose, além de possuir como origem uma lavoura de abacaxi não cadastrada, infringindo a nova portaria nº 150, de 16 de setembro de 2014.

O condutor informou que as mudas seriam comercializadas e plantadas na região, procedimento que dissemina a fusariose, principal praga da abacaxicultura.

O coordenador regional de Itaberaba, Luciano Lima, explicou que, em 2014, a coordenadoria já cadastrou mais de 6 milhões de mudas, liberando para o plantio, que ocorre entre dezembro de 2014 e 1º quadrimestre de 2015. “O cadastramento vem acompanhado de palestras educativas, voltados para o alerta e conscientização dos produtores sobre os riscos desta e de outras práticas para a cultura”, completou Luciano que ressalta a . A portaria estabelecida recentemente visa

As fiscalizações estão respaldadas pela portaria que determina a obrigatoriedade e rígido controle da fusariose em todo e qualquer plantio de abacaxi no Estado da Bahia, através de medidas de erradicação, exclusão e proteção, a exemplo do artigo 4º que diz respeito a destruição das mudas apreendidas, não cabendo ao infrator qualquer indenização.

As mudas foram destruídas no aterro sanitário de Itaberaba.

 

Ascom Adab

noticia.ascom@adab.ba.gov.br

Tel/Fax: 71. 3116-8461