Na primeira semana do mês de Julho a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, apreendeu 150 mudas de citros em uma operação móvel na BR 101, próximo ao município de Milagres. O material, com origem no município de Conceição de Feira, tinha como destino a cidade de Feira de Santana mas estava sem a Permissão de Trânsito Interna de Vegetais (PTIV), documento sanitário exigido por lei durante o transporte de material vegetal.
Após a apreensão, todo o material foi imediatamente destruído pela Adab. “Temos que estar em alerta, pois as mudas podem disseminar pragas devastadoras presentes no material, mas, imperceptíveis ao olho humano”, esclarece a Fiscal Estadual Agropecuária, Suely Brito. “Por isso, compete ao órgão de defesa agropecuária adotar medidas que retardem ou impeçam a disseminação de pragas para regiões indenes, protegendo a agricultura baiana”, acrescentou.
A Adab fiscalizou 423 veículos nos três dias da operação. Desse total, 104 transportavam vegetais com pragas regulamentadas, desacompanhados da documentação sanitária exigida (PTIV). Entre os vegetais fiscalizados, estavam citros, banana, milho verde, mudas de citros, tomate, morango, alho, amendoim, abóbora, hortaliças, mudas de coco, aipim, batatinha, feijão, abacate, semente de capim, repolho, mudas de tabaco e semente de girassol.
Participaram da operação, Fiscais Estaduais Agropecuários, Engenheiros Agrônomos, Médicos Veterinários e Auxiliares de Fiscalização da Coordenadoria de Feira de Santana.
Ascom / Adab