O Extremo Sul baiano inicia 2014 com mais de 1 tonelada de produtos de origem animal e vegetal apreendidos durante a primeira semana do ano. Foram 900 Kg de banana e mais de 170 Kg de camarão retirados de circulação pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), no Posto de Fiscalização em Itamarajú, recentemente inaugurado na BR 101. A equipe da Adab, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, constatou que as cargas estavam sem os documentos sanitários obrigatórios para o trânsito interno. Todo o material apreendido foi descartado no aterro sanitário.
No último domingo (05) aconteceu a primeira apreensão do ano. O condutor transportava os cachos de banana na carroceria de uma caminhonete Toyota Hilux e a carga não possuía a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) exigida por lei. O coordenador de Barreiras Sanitárias, Roberto Gama Pacheco, ressalta a importância da fiscalização de trânsito para a sanidade da bananicultura, evitando a introdução de pragas de importância econômica, como a Sigatoka Negra e o Moko, ausentes na Bahia.
Os camarões foram apreendidos na última terça-feira, 07 de janeiro e estavam divididos entre 53 Kg congelados e 120 Kg cozidos e defumados. De acordo com as informações fornecidas pelo condutor do veículo, a carga oriunda do município de Prado iria abastecer uma banca de acarajé em Eunápolis. O fiscal da Adab, Leonardo Assis, explica que a manipulação de qualquer pescado só pode ser realizada por uma indústria registrada no Serviço de Inspeção e segue todas as exigências higiênico-sanitárias determinadas por lei. “Esse material pode proporcionar sérios riscos à saúde da população por isso, a equipe da Adab trabalha no sentido de impedir que os alimentos irregulares, clandestinos e de má qualidade cheguem à mesa da população”, alerta Assis.
Ascom Adab, 10/01/2014
Tel/Fax: 71. 3116-8461
Confira a cobertura fotográfica na Galeria Multimídia.